Seminário debate experiências municipais em ações de segurança


30/03/2004 16:49

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Vanderlei Siraque

O Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) de Segurança Pública do Diretório Estadual do PT de São Paulo realizará na próxima segunda-feira, 5/4, das 8 às 17 horas, na Assembléia Legislativa, o seminário "O que os Municípios podem fazer pela Segurança Pública".

De acordo com o vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia e coordenador do GTE, deputado Vanderlei Siraque, o objetivo é realizar um seminário prático, "com exemplos de intervenções na área da segurança que já funcionaram em algumas cidades".

Para o parlamentar, apesar da responsabilidade da segurança não ser dos prefeitos, é na cidade que o cidadão sente a violência na pele. "O município precisa repensar seu papel, saber quais iniciativas podem ser realizadas sem ferir a legislação, pois o Estado, o maior responsável, não está cumprindo sua função", afirma Siraque.

De acordo com dados levantados pelo deputado, nos últimos 10 anos foram assassinadas mais de 110 mil pessoas no Estado, quase três vezes mais que o número de soldados americanos mortos (47 mil) em 13 anos de guerra do Vietnã. Outro dado alarmante, da própria Secretaria de Segurança Pública, é o número de mortes provocadas pela Polícia Militar em 2003, 60,4% maior que em 2002. "Sabe-se lá quantos inocentes foram mortos, como o dentista de 28 anos que foi confundido com um ladrão, em fevereiro deste ano", questiona Siraque.

Os prefeitos de Guarulhos, Elói Pietá, e de Diadema, José de Filippi, e o secretário municipal de Segurança da cidade de São Paulo, Benedito Mariano, estão entre os expositores do evento. O presidente do diretório estadual do PT, Paulo Frateschi, participará da abertura, às 8h30.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp