NOTAS DE PLENÁRIO


21/03/2005 18:27

Compartilhar:


Sem atendimento

O deputado Palmiro Mennucci (PPS) pediu a transcrição da Ata de Fundação do Centro do Professorado Paulista, ocorrida em 1930. "A 1ª reunião do Centro foi feita em 19 de março de 1930, e no último sábado comemoramos 75 anos de existência do que hoje é uma das maiores entidades do Brasil e do mundo". Mennucci ressaltou também a qualidade do atendimento na área da saúde aos funcionários públicos do Estado na região de Limeira. A Santa Casa da cidade, que havia deixado de atender usuários do Instituto de Assistência ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), prometeu retomar os atendimentos no dia 28 de fevereiro, mas até hoje isso não aconteceu e os pacientes estão recorrendo aos hospitais de Piracicaba, Campinas e até mesmo São Paulo. "Imagine a angústia e desespero das pessoas que procuraram o atendimento na Santa Casa e não foram atendidas."

Redex

"Quero congratular São João da Boa Vista e seus empresários e exportadores pela liberação do Redex", disse o deputado Simão Pedro (PT), explicando que o Redex " Rede Nacional de Expressos " é um recinto especial para o desenvolvimento da exportação que teve o funcionamento autorizado pela Receita Federal e prestará um serviço de alfândega na região. "Os produtos exportados vão sair de São João e vão direto para o aeroporto de Viracopos, ou para o porto de Santos, causando uma redução de quase 15% nos custos de produção", afirmou Simão. O serviço, considerado fundamental pelo deputado auxiliará a região, que exporta café, granitos e cerâmicas artesanais, entre outros produtos.

Aniversário do PCdoB

"No próximo dia 25, o PCdoB irá completar 83 anos de vida e lutas" disse o deputado Nivaldo Santana (PCdoB), que quis deixar registrada a importância histórica e democrática do partido e do sua vivência de luta. "O partido sempre foi um ativo defensor da democracia, lutando pela defesa dos direitos dos trabalhadores, pela valorização do trabalho e geração de emprego". Santana afirmou fazer suas as palavras da deputada Ana Martins, sua companheira de partido na Assembléia: "um partido da luta pelo socialismo que segue a tradição de luta do povo brasileiro", finalizou.

Famílias de menores infratores

O deputado Milton Flávio (PSDB) recebeu na última sexta-feira o título de cidadão barra-bonitense. "Esse é um motivo de muita alegria e satisfação". O parlamentar demonstrou satisfação também em ver entre as medidas anunciadas no último final de semana pelo governador Geraldo Alckmin o apoio financeiro às famílias de menores infratores. "O auxílio é extremamente importante para a recuperação dos menores, pois, com o auxílio, as famílias vão estar mais preparadas para receber seus filhos". Já existe um projeto na Casa que previa a ajuda financeira para as famílias após a liberação dos menores, e essa ajuda estava vinculada à freqüência dos jovens na escola, por exemplo. "Se a família não tiver apoio do Estado não poderá dar condições de melhora e recuperação para esse menor".

Camisa 10

O deputado Romeu Tuma Júnior (PMDB) falou sobre o suposto clima de conspiração criado pelos jornais no tocante à eleição da Mesa Diretora da Assembléia, ocorrida em 15/3. De acordo com Tuma, apesar de o deputado Edson Aparecido (PSDB) ter perdido o cargo máximo do Legislativo paulista para o deputado Rodrigo Garcia (PFL), "ele continuará sendo o camisa 10 do nosso time e o capitão da Assembléia". Romeu Tuma disse estar orgulhoso por ter se filiado recentemente ao PMDB e cumprimentou os parlamentares e militantes do seu antigo partido (PPS). O deputado também reforçou que o interesse público deve estar acima do pessoal.

Contra a discriminação

Fazendo um breve relato sobre as barbáries sofridas pelos negros sul-africanos entre os anos de 1948 e 1992, período conhecido como apartheid, o deputado Sebastião Arcanjo (PT) lembrou que hoje, 21/3, é o Dia Internacional pela eliminação da discriminação racial. Em comemoração à data, a Assembléia Legislativa realiza hoje, às 19 horas, ato solene no auditório Franco Montoro. Arcanjo também lembrou o aniversário de um ano do assassinato do dentista Fábio Santana; cometido por um grupo de policiais que, em 1º de junho irão à júri sob a acusação de homicídio, ocultação de cadáver e formação de quadrilha.

alesp