Estudantes paulistas recebem prêmio de redação Camélia da Liberdade 2010
Três estudantes do interior paulista tiveram seus textos escolhidos para terceira edição do concurso de redação Prêmio Camélia da Liberdade. A vencedora de São Paulo é a aluna Ana Carolina Gonçalves Elói (16), da Escola Estadual Dr. Miguel Priante Calderaro, em Bernardino de Campos. Classificado em segundo, o jovem Vítor Hugo Santana Duarte (16) estuda na E.E Líbero de Almeida Silvares, em Fernandópolis, e o terceiro premiado é Guilherme Lourenço da Silva (18), morador de Limeira, que participou do concurso enquanto estava na Fundação Casa, unidade rio Tamisa " Brás, na capital. O tema da redação deste ano foi "João Cândido, 100 Anos da Revolta da Chibata". A entrega da premiação será na Câmara Municipal de São Paulo, em 26/11, a partir das 17h30.
A redação de Ana, "O pássaro que ousou cantar a igualdade", foi escolhida pela Cesgranrio entre as cerca de 4 mil inscritas no Estado de São Paulo, e fará parte de um livro que reunirá as melhores inscritas, a ser lançado na data da entrega do prêmio (para ela, um notebook e uma impressora multifuncional, para seu orientador um notebook, e para a EE Dr. Miguel Priante Calderaro, dez computadores).
A premiação é promovida há cinco anos no Estado do Rio de Janeiro, pelo Centro de Articulações das Populações Marginalizadas (Ceap), que estendeu-o ao Estado de São Paulo, a partir de 2007, em associação com o Instituto do Negro Padre Batista (inpb.projetocamélia@bol.com.br).
O concurso de redação Camélia da Liberdade surgiu como uma proposta de reflexão a respeito das ações afirmativas necessárias à implementação da Lei Federal 10.639/2003 (inclui a matéria História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial dos ensinos básico e médio). Lançado em março deste ano durante um seminário sobre a Lei 10.639, é dirigido a estudantes do ensino médio de escolas públicas, particulares e cursinhos pré-vestibulares.
Instituto do Negro Padre Batista
Criado pelo padre Batista de Jesus Laurino, o Instituto do Negro é uma entidade filantrópica, que tem como objetivo a elaboração e implementação de projetos voltados aos afrodescendentes. O INPB, em parceria com a Procuradoria Geral do Estado, oferece a este segmento social: atendimento jurídico e psicológico a vítimas de preconceito e discriminação racial, curso de Antropologia Cultural e concessão de bolsas de estudos, promove ações em defesa dos direitos humanos, através da Pastoral Afro.
CEAP
O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas é uma organização não-governamental apartidária e sem fins lucrativos, fundada na cidade do Rio de Janeiro, em 1989, por ex-internos da Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem), agora extinta, com o apoio de representantes da comunidade negra e do movimento de mulheres. O principal compromisso autodeclarado pelo centro em seu portal é lutar por uma sociedade justa e igualitária.
Fontes: Portal Ceap (www.portalceap.org.br); Portal da Secretaria do Estado de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo (www.justica.sp.gov.br).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado participa do maior evento conservador do mundo nos EUA, o CPAC
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Crise hídrica em São Paulo vai além da falta de chuvas, apontam especialistas em seminário na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações