Rede Ferroviária é favorável ao Turistrem


06/06/2003 16:58

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Da assessoria do deputado José Caldini Crespo



"A Rede Ferroviária Federal demonstrou total receptividade aos objetivos que lhe foram apresentados e vai emprestar o seu peso para que a Ferroban também se engaje no projeto que prevê a volta da Locomotiva 58, a Maria-Fumaça, para operar no trajeto turístico entre Sorocaba e a Fazenda Ipanema, em Iperó." A afirmação é do deputado e 2.º secretário da Assembléia Legislativa José Caldini Crespo (PFL), feita nesta quarta-feira, 4/6, ao término de uma reunião na sede da Rede Ferroviária Federal, em São Paulo.

Do encontro participaram, além de Crespo e do engenheiro Ayrton Franco Santiago, chefe da Regional São Paulo da Rede Ferroviária Federal, a presidente do Turistrem Brasil, Nilda Abdo Gorayeb Flório, o presidente da Regional Sorocabana, Antonio Francisco Gonçalves, e o conselheiro Helly Felisberto Carneiro.

De acordo com o deputado, a reunião deixou patente a concordância com o retorno da Locomotiva 58, que hoje se encontra sob a guarda da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em Campinas. "A própria Rede Ferroviária vai solicitar à ABPF a devolução da Maria Fumaça para Sorocaba, sob a condição de que seja disponibilizado um local seguro onde ela fique exposta, e que opere uma linha turística. É exatamente isso o que pretendíamos", disse Crespo. À ABPF será solicitado também o empréstimo de um carro de passageiros restaurado para ser usado no trecho histórico-turístico.

Crespo disse que será solicitada da Ferroban a cessão do espaço ao lado da Estação Ferroviária de Sorocaba para o garageamento da locomotiva e de um desvio ferroviário para esse fim e a vigilância do local.

A operação da linha e o maquinista ficarão por conta da Turistrem Regional Sorocabana, com o apoio técnico da Sociedade Cooperativa dos Aposentados e Pensionistas da Sorocabana (Scaps). De acordo com a presidente da Turistrem já existe um convênio com o Ibama que permite a visitação turística da Fazenda Ipanema.

Um outro desafio lançado aos gestores do Turistrem é a restauração de uma outra locomotiva, a Mikado, que está abandonada atrás das oficinas de Sorocaba, e alguns carros de passageiros. "Pretendemos buscar o apoio técnico do engenheiro Lincoln Palaia, que é membro da Regional Sorocabana da Turistrem, e o apoio financeiro da classe empresarial", finalizou José Caldini Crespo.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp