Regional de Saúde acata solicitação de comunidades de Itanhaém


20/03/2002 17:03

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O diretor de Saúde do Estado, Regional Santos - DIR XIX, José Ricardo Di Renzo, recebeu, na manhã da quarta-feira, 14/3, a deputada estadual Mariângela Duarte (PT) e representantes de comunidades de Itanhaém e de São Vicente que fizeram reivindicações para o setor da Saúde com a pretensão de melhor atender a população local.

Para Itanhaém, a instalação de uma unidade básica de saúde e uma farmácia popular (Furp) no bairro de Vila Loty foram as reivindicações apresentadas. "São cerca de 6 mil moradores que sofrem as agruras de uma localidade isolada, distando 4 quilômetros (Vila Loty) a 7,5 quilômetros (Raminho) do posto de saúde mais próximo (no Savoy), já precário em atendimento, sem farmácia e sem transporte adequado, apesar dos esforços do município", afirma Mariângela Duarte.

Di Renzo informou que será implantado o programa Saúde Família (visita itinerante do médico da família), descartando a necessidade de um posto na Vila Loty. Quanto à farmácia, disse que pretende montar uma unidade de saúde, com gestão do município, e destinar medicamentos para atender à população local.

São Vicente

O presidente da União dos Aposentados e Pensionistas de São Vicente, Altamir Ribeiro Pinto, reclamou um atendimento 24 horas na unidade básica de saúde de Vila Margarida - que só atende até as 17 h - e a doação de um veículo para o projeto de atendimento móvel que a União mantém, de percorrer bairros, orientar a população de idosos, medir pressão, cadastrar e encaminhar a população aos postos de saúde e hospitais, e até de angariar remédios.

Di Renzo se comprometeu a contatar o secretário de Saúde de São Vicente, José Roberto Rodrigues de Lima, pois crê ser possível manter o atendimento noturno na Vila Margarida, além de tentar conseguir uma viatura.

alesp