Campanha de estímulo ao voluntariado juvenil reúne políticos, educadores e estudantes na Assembléia

Instituto Brasil Voluntário lança campanha Jovem Voluntário, Escola Solidária em sessão solene
15/03/2002 21:08

Compartilhar:


DA REDAÇÃO (com foto)

O Instituto Brasil Voluntário lançou oficialmente nesta sexta-feira, 15/3, durante sessão solene, no plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa, a campanha de 2002: Faça Parte - Jovem Voluntário, Escola Solidária.

Na coletiva que antecedeu a cerimônia, a presidente do Instituto, Milú Villela, fez uma retrospectiva do trabalho da entidade, que foi criada no ano passado com o objetivo de catalisar projetos de voluntariado em todas as esferas sociais. "O Faça Parte cresceu e ganhou destaque na mídia, o que mobilizou mais de 20 milhões de pessoas para a ação voluntária", declarou Milú, lembrando que a ONU considerou o Brasil o país que mais se destacou nessa área em todo o mundo.

Um dos principais projetos do instituto é o Jovem Voluntário, Escola Solidária. Na opinião de Milú, para que a cultura do voluntariado permaneça devemos plantar suas sementes na escola. "Façamos com que o jovem seja o protagonista de ações de voluntariado."

/N+/Estímulo para o jovem./N-/ Luis Norberto Paschoal, coordenador estratégico do Instituto, ressaltou que o papel da instituição nesta campanha é fazer com que sejam amplamente divulgadas as iniciativas que estão dando certo de participação voluntária de jovens, servindo de estímulo para que outros se agreguem a elas. A escola, que deve ser solidária, para o coordenador estratégico tem papel fundamental no estímulo à participação do jovem e deve servir de pólo aglutinador e difusor de ações que possam alterar o cotidiano. " O jovem deve perceber e ser estimulado a ter como "bandeira de luta" a transformação da sociedade através de ações agregadoras e solidárias"

A deputada federal Esther Grossi e o secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Gabriel Benedito Issaac Chalita, presentes ao evento, manifestaram a disposição de colaborar com o Instituto nesta iniciativa.

O presidente da Assembléia, deputado Walter Feldman, que esteve presente à coletiva e presidiu a sessão solene, foi enfático ao afirmar que para vencer o individualismo social, fomentado pelo capitalismo, construir uma nação forte e aprimorar a democracia, a participação da sociedade civil organizada é fundamental e a ação voluntária imprescindível. " Todos já se conscientizaram que o Estado não é o único responsável pela construção de um país solidário e com justiça social, esta é uma tarefa para todos e o jovem deve ser estimulado a se engajar neste processo. Devemos ser capazes de incentivá-lo a dirigir sua energia e seu vigor para uma ação solidária e transformadora", afirmou.

Ao encerrar a cerimônia, o deputado Walter Feldman convidou o Instituto a se integrar no Parlamento Jovem, iniciativa da Assembléia que estimula os alunos das escolas públicas e particulares do Estado a vivenciar a dinâmica do parlamento estadual, com elaboração de projetos, votação em plenário e eleição da mesa diretora. Os jovens, 94 no total, no mês de novembro, são empossados como deputados e exercem a função parlamentar por um dia. A constituição de um Parlamento da Juventude que reúna as mais diversas entidades e instâncias do governo para debater políticas públicas voltadas para este segmento específico foi outra proposta apresentada pelo presidente da Assembléia.

alesp