Pedágio poderá subir mais de 32%, afirma deputado


10/06/2003 16:55

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Arnaldo Jardim



O deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS) alertou, na Assembléia Legislativa, que se prevalecer o estabelecido nos contratos de concessão das rodovias do Estado de São Paulo, poderá ocorrer um aumento superior a 32% nos preços dos pedágios ainda neste mês de junho.

O deputado defendeu a manutenção dos contratos, pois não concorda com alteração unilateral. "Mas o princípio de equilíbrio econômico financeiro vale para os dois lados", ressalvou Jardim, que propôs uma negociação entre governo e concessionárias, com a intermediação da Agência de Regulação dos Transportes no Estado de São Paulo, acompanhada pela Assembléia Legislativa.

Arnaldo Jardim levantou a questão em dezembro, quando o superintendente da ARTESP, Silvio Minciotti, esteve na Assembléia e afirmou que estava em cogitação a alteração do atual indicador (IGPM) e que a Agência havia contratado os serviços da FIPE/USP, para estudo do impacto nas tarifas e a possibilidade de se adotar outros indexadores para o reajuste dos contratos. "O IGPM sofre com a oscilação cambial e a renegociação merece atenção."

"É preciso debater rapidamente a diminuição do índice e/ou estabelecimento de oportunidades de compensações, sob pena de haver um acréscimo quase insuportável aos custos dos serviços de transporte no Estado de São Paulo", concluiu o deputado.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp