Parlamentar e empresário discutem irrigação no Noroeste paulista


28/03/2005 16:09

Compartilhar:


O deputado Edson Gomes (PFL) recebeu na quarta-feira, 23/3, o empresário espanhol Carlos Sanches Vicente, acompanhado pelo seu advogado, Joaquim Coutrim Neto e pelo médico e tradutor Rubens Pereira dos Santos, para mostrar a importância da construção do Canal de Irrigação do Noroeste Paulista. Segundo eles, a construção do canal contribuirá para o desenvolvimento sócio econômico da região Noroeste do Estado de São Paulo e beneficiará 10 municípios circunvizinhos de Jales.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Agro-Industrial (Cindagri), com recursos financeiros provenientes do convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia legal, Secretaria dos Recursos Hídricos do Governo Federal em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de São Paulo, por meio do protocolo de intenções para cooperação técnica, tem realizado estudos de viabilidade técnico-econômica visando a futura implantação do canal de irrigação de Jales. A Hidrostudio Engenharia de São Paulo é a responsável pelos serviços de consultoria para a elaboração destes estudos e o projeto básico da obra.

Para Gomes, a implantação do canal de irrigação, mais de 30 mil ha de cultura de cerqueiro, poderá assegurar o dobro da produção e a garantia de safra, pois o agricultor da região já conhece as práticas agrícolas básicas de conservação do solo e a tecnologia moderna de aplicação de agro-químicos nas lavouras.

Apesar da região possuir um dos maiores potenciais aqüíferos do Brasil, Edson Gomes afirma que, dadas as características climáticas (uma das mais pobres em termos de precipitação atmosférica no Estado), os recursos hídricos subterrâneos são limitados e devem ser preservados para o abastecimento humano, e pode-se notar que na região de Jales há escassez de recursos hídricos superficiais para irrigação localizada da fruticultura. Segundo o parlamentar, o empresário demonstrou interesse na obra que, concluída, gerará aproximadamente 15.000 empregos diretos/indiretos nos primeiros cinco anos de operação do projeto.

egomes@al.sp.gov.br

alesp