Indicação sugere transporte gratuito aos portadores de ostomia


04/11/2009 18:46

Compartilhar:


Portadores de ostomia poderão ter transporte coletivo gratuito. O deputado Fernando Capez (PSDB) encaminhou ao governador José Serra a Indicação 2.893/2009, sugerindo a concessão da gratuidade no transporte coletivo administrado pelo Estado ou por suas concessionárias aos portadores de ostomia.

Nos dias atuais, grande parte da população mundial convive com algum tipo de patologia ou deficiência, e, em muitos casos, além da limitação de ordem física a que estão sujeitas, essas pessoas ainda passam por discriminação. Com isso, constata-se em diversos casos o isolamento social. Quando realizado um trabalho de assistência com uma equipe multiprofissional competente e com iniciativas positivas por parte do Poder Público, a convivência social é facilitada, garantindo uma qualidade de vida melhor.

O parlamentar justifica que a indicação encaminhada ao governador tem por objetivo facilitar a vida de pessoas portadoras de ostomia, pois, em muitos casos, há pacientes que não têm condições de arcar com o pagamento de passagens para se deslocarem até o posto de saúde. Capez destacou, também, que já existe, no âmbito do município de São Paulo, a gratuidade no transporte para os ostomizados, instituída pela Lei 14.988/2009. "Contribuir com a acessibilidade de pessoas portadoras de algum tipo de patologia ou deficiência é um dever de todos nós", afirmou o deputado.

A ostomia é uma palavra grega que significa "boca" ou abertura. Em decorrência de uma patologia inflamatória, de um tumor ou até mesmo de um traumatismo abdominal que tenha atingido a bexiga ou a região do intestino, sendo necessário fazer uma cirurgia para desviar o trânsito urinário ou intestinal. Após a cirurgia, o paciente usará uma bolsa coletora para fezes ou urina, que fica aderida na pele e tem função de coleta e depósito. O seu uso reduz a mobilidade física das pessoas.



fcapez@al.sp.gov.br

alesp