Opinião - Participação popular no modo petista de governar


19/03/2012 17:47

Compartilhar:


Pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa de São Paulo, parlamentares, prefeitos, vereadores, dirigentes, especialistas e representantes da sociedade civil organizada discutiram políticas públicas praticadas pelo Executivo municipal. O fato aconteceu durante o 1º Seminário Modo petista de governar - projetos bem-sucedidos das prefeituras petistas em São Paulo, promovido pela bancada do PT, Diretório Estadual e Coordenação dos Prefeitos Petistas, com apoio do Diretório Nacional e da Fundação Perseu Abramo.

O evento, de dois dias, contou com participação de mais de 1.200 pessoas e mais de 6 mil acessos à TVPT, que fez a cobertura online de todo o seminário, tamanho foi o interesse pela atividade. Os participantes acompanharam as seis mesas de debates, compostas por 20 temas focados em projetos e ações, desenvolvidas e apresentadas por 21 prefeitos, analisadas e debatidas por renomados especialistas.

Questões de grandeza como a saúde, educação, segurança pública, moradia, mobilidade, planejamento urbano, transparência, inclusão social, digital, entre outros que compõem a cidadania, pautaram as discussões do seminário.

O que assistimos foi uma sequência de experiências muitas vezes simples, mas ousadas e criativas da prefeituras petistas que, mesmo diante de obstáculos como os limites orçamentários, foram executadas com sucesso. Muitos gestores se deparam com prefeituras endividadas, com demandas represadas na área da educação, habitação, saúde e população desestimulada com a realidade local, que provocava baixa auto-estima e levava alguns até omitir sua origem, por terem vergonha de suas cidades.

Os nossos aguerridos prefeitos enfrentaram os problemas e construíram soluções a partir da vontade política de realizar e propiciar melhor qualidade de vida e, junto com a população, encontraram saídas e respostas para as pendências e transformaram realidades.

Foram inúmeros exemplos, como a pequenina Motuca, de cinco mil habitantes, que chegou a sofrer êxodo urbano, provocado pelo maniqueísmo eleitoral e o fechamento da usina que empregava cerca de 1.200 pessoas. Mas nosso prefeito não se intimidou, buscou parcerias e propiciou cursos de capacitação de corte e costura e trouxe para o município algumas empresas de pequeno e médio porte.

Este fato foi determinante para o retorno de muitos moradores, houve valorização dos imóveis e reativação da economia local e da auto-estima da população, que está toda conectada com o mundo digital, pois a administração petista implantou internet gratuita em toda a cidade, até mesmo na zona rural. Foram colocadas lousas digitais nas escolas e distribuídos notebooks para os alunos e professores, além da instalação de câmeras de segurança na cidade.

Este é um belo exemplo do modo petista de governar, com criatividade, determinação e compromisso com a população que acreditou no projeto do PT, nos municípios e no governo federal, no governo do presidente Lula e agora com a Dilma, que está dando continuidade ao processo de desenvolvimento do país com a geração de emprego, renda e oportunidade.

Estes são os eixos centrais das nossas administrações que tem no sangue e na alma a participação popular, na construção da democracia e da cidadania, no DNA do modo petista de governar.

Enio Tatto é líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Experiências muitas vezes simples, mas ousadas e criativas, foram executadas com sucesso

alesp