Deputada Edir quer explicações da Secretaria de Saúde sobre invasão de escorpiões no Jaraguá


01/03/2001 18:25

Compartilhar:


A deputada estadual Edir Sales (PL) tomou conhecimento, através de matérias veiculadas no jornal Impacto News, da Zona Leste, da proliferação de escorpiões no bairro do Jaraguá, que têm invadido casas e atacado a população local.

Com base nessas notícias, Edir solicitou à Secretaria Estadual da Saúde informações sobre o controle desses insetos e sobre o preparo dos hospitais para prestar atendimento a pacientes picados por escorpião. "Anexei ao ofício cópias das notícias publicadas nos jornais, onde consta inclusive a notícia de uma criança picada que não foi corretamente atendida, pelo Hospital Geral de Taipas, e que se encontra sem movimentos e sem fala, seqüelas da falha hospitalar", afirmou a deputada.

Segundo a deputada, existem na região atingida por escorpiões vários prédios inacabados abandonados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e entulhos do Cingapura Panamericano. "Dessa forma, tanto o governo estadual como o municipal são responsáveis pelas condições que facilitaram a concentração de animais peçonhetos."

Edir quer saber como a Secretaria da Saúde pode atuar para fazer um controle eficaz do crescimento da população de escorpiões e como os hospitais podem ser preparados para atendimento específico de pessoas atacadas por esses animais. "O controle de zoonoses cabe ao Estado e seus hospitais também precisam ser orientados sobre o procedimento a ser tomado nesses casos e receber o antídoto necessário para prestar socorro."

Para a deputada, ainda é imprescindível que os governos responsáveis pelos entulhos façam sua retirada do local de ataque dos escorpiões. "Para se acabar com eles é preciso acabar com o que propicia sua existência na região."

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Edir Sales - 3886-6599)

alesp