Teleconferência sobre violência envolve 13 assembléias legislativas


31/03/2004 16:25

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Romeu Tuma

O deputado Romeu Tuma (PPS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, participou na terça-feira, 30/3, de teleconferência nacional que envolveu 13 assembléias legislativas do país. Ela foi ancorada por Brasília pelos senadores Romeu Tuma, Demósteles Torres e por Criovani Coalha, representante da ONU para assuntos de segurança para o Brasil.

Durante o evento, o deputado manifestou preocupação quanto à remuneração do policial civil no Estado de São Paulo. O parlamentar disse que, "proporcionalmente ao número de habitantes, o salário é o menor do Brasil, fator que, somado à falta de aparelhamento adequado, dá uma grande margem para os bandidos estarem em vantagem nas ruas. Além de pagar salários condizentes com o risco da profissão, é preciso dar treinamento principalmente para a elite de frente da polícia".

Outro ponto desatacado pelo deputado foi o projeto de lei que tramita em Brasília que prevê a descriminação do usuário de drogas. O deputado é contra a descriminação, para ele, "pode-se consumir droga sem punir o viciado, como se poderá punir o traficante?", indagou.

Dados alarmantes foram revelados durante a conversa, como o da existência de 20 mil adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas no país, que recebem cerca de R$ 400,00 por mês. Outra informação é a de que existem na Região Metropolitana de São Paulo perto de 20 mil pontos de venda de drogas.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp