Bancada verde propõe criação de Frente Parlamentar das Mudanças Climáticas


28/04/2005 12:28

Compartilhar:


A bancada do Partido Verde na Assembléia Legislativa paulista, liderada pelo deputado Giba Marson, apresentou o Projeto de Resolução 11/2005, que cria a Frente Parlamentar das Mudanças Climáticas. O objetivo é discutir com a sociedade as questões dessa área, a fim de contribuir para a elaboração de uma política de melhoria da qualidade do ar no Estado de São Paulo.

A Frente Parlamentar das Mudanças Climáticas será composta por deputados de diversos partidos políticos com representação na Assembléia Legislativa. O grupo poderá promover debates, incentivar estudos e propor medidas buscando a melhoria climática. Também poderão participar das reuniões da frente representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, de ONGs, de centros acadêmicos e da sociedade civil organizada.

A iniciativa de criação da frente parlamentar se sucede à realização do Seminário sobre o Protocolo de Kyoto e o Mercado de Carbono, no dia 29 de março, quando especialistas, advogados e ambientalistas discutiram as mudanças climáticas no planeta e as conseqüências do efeito estufa, provocado pela emissão de poluentes na atmosfera terrestre.

Idealizador da frente parlamentar, Giba Marson destacou que as mudanças climáticas ocorridas em função do efeito estufa provocaram danos irreversíveis ao meio ambiente e, em razão disso, é imprescindível a discussão ampla sobre os acordos internacionais. "Em fevereiro deste ano, o Protocolo de Kyoto entrou em vigor na forma de tratado internacional. O Brasil foi um dos primeiros signatários e se comprometeu a reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa. São Paulo, o principal estado do país, tem um peso importante nessa questão e, com a Frente Parlamentar das Mudanças Climáticas abriremos um espaço valioso para essas discussões", afirmou o parlamentar.

Além de Marson, integram a bancada do Partido Verde os deputados Ricardo Castilho (3º secretário da Assembléia Legislativa), Padre Afonso Lobato, Paulo Sérgio e Tiãozinho da Farmácia.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp