Deputado critica rombo nas contas do Estado


05/10/2006 18:40

Compartilhar:


O deputado estadual Hamilton Pereira (PT), reeleito para o seu quarto mandato, comentou a notícia de que existe um rombo de R$ 1,2 bilhão nas contas do Estado.

Hamilton Pereira destacou o problema devido ao último pacote lançado pelo governador Cláudio Lembo, com descontos de até 90% para pagamento de dívidas do ICMS. Segundo informações prestadas à grande imprensa por Fernando Braga, secretário de Planejamento, essa não foi a única iniciativa de Lembo para tentar recuperar "o estrago". Há três meses, o governador enviou ofício a todos os secretários proibindo novos investimentos e determinando atenção redobrada do governo e rigorosa austeridade nos gastos públicos. Houve também diminuição na velocidade das obras.

As informações dão conta ainda de que o que falta para cobrir o rombo deverá vir de uma blitz gigante sobre os 50 mil maiores devedores de IPVA do Estado. "Está se negligenciando a busca de receitas para o Estado, o que é o mesmo perfil da política que Fernando Henrique Cardoso desenvolveu frente ao governo federal. De 1994/1995 pra cá, o governo do Estado conseguiu reverter a situação de déficit para superávit. Porém, isso só foi possível graças à diminuição dos investimentos", explica Hamilton.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp