Funcionários da Cetesb reclamam por melhores condições de trabalho


06/06/2003 17:38

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Donisete Braga



O deputado do PT, Donisete Braga, recebeu na última quarta-feira, 4/5, uma comissão representativa dos funcionários da Cetesb que esteve na Assembléia Legislativa para reclamar por melhores condições de trabalho na companhia.

A comissão fez um extenso relato ao deputado sobre as dificuldades que os trabalhadores vêm enfrentando no dia-a-dia para cumprir as tarefas estabelecidas pelo órgão ambiental, que possui 37 agências e atende os 645 municípios paulistas. "A Cetesb é um órgão estratégico na área ambiental e vamos lutar com eles por melhores condições de trabalho", disse Braga.

O coordenador do Conselho dos Representantes dos Funcionários da Cetesb, Nelson da Silva Teixeira, explicou ao deputado que há grande defasagem no quadro de funcionários. A empresa deixou de realizar concurso público por um período de 10 anos, voltando a faze-lo em 2002, porém as contratações ficaram aquém do necessário. A Cetesb tem hoje em seu quadro um total de 2.006 funcionários, mas apenas 1.606 estão efetivamente prestando serviço à companhia, já que 400 trabalham para a Secretaria do Meio Ambiente.

Os funcionários, segundo explicou Braga, entendem que é fundamental que o órgão ambiental faça urgentes investimentos em contratações, bem como em treinamento de pessoal. "Ou seja, é preciso contratar e investir na formação do corpo técnico além de oferecer melhores condições para o desempenho das tarefas", resumiu o deputado.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp