Deputada apresentará na ONU projeto ambientalista


08/05/2008 10:54

Compartilhar:

Deputada Rita Passos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/RITA PASSOS ONU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Devido à repercussão internacional do plantio recorde de árvores nativas, que levará a cidade de Itu a figurar no Guinness Book, a deputada Rita Passos (PV), foi convidada para apresentar a experiência na sede da ONU, em Nova York. Ela apresentará também o Projeto de Lei 174/08, de sua autoria, que institui o Dia Estadual do Plantio de Árvores Nativas.

Pela propositura, a deputada pretende instituir o dia de 27 de fevereiro como data oficial desse plantio para, a partir do exemplo de Itu, estimular outros municípios na recuperação de áreas desmatadas e contribuir para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. A iniciativa de Rita Passos ao encaminhar o projeto na Assembléia Paulista já inspirou deputados de outros estados, como Mato Grosso e Maranhão, no encaminhamento de projetos similares.

O projeto "Itu pela Vida " Plante Essa Idéia", que deu origem ao PL, foi realizado no dia 27 de fevereiro de 2008. A meta inicial era efetuar o plantio de 25 mil mudas nativas em até 60 minutos. Mas o resultado superou as expectativas e, além de bater o recorde anterior do Guinness, que era de 18 mil mudas em uma hora, Itu elevou o recorde mundial para 30.550 mudas.

Outro aspecto que será abordado na ONU pela deputada é o fato de que o plantio realizado em Itu será responsável por retirar da atmosfera cerca de 1,1 mil toneladas de gás carbônico ao ano, uma vez que cada hectare plantado resulta no seqüestro de 100 toneladas de carbono por ano, contribuindo para amenizar as causas do efeito estufa.

O projeto contou com o apoio de quase 10 mil voluntários e incluiu crianças, jovens, adultos, idosos, deficientes visuais e crianças cadeirantes. O plantio reuniu prefeitura, escolas, clubes, entidades e empresas num grande mutirão para salvar o planeta. Para inserção no Guinness, o plantio foi auditado por organizações não governamentais ambientalistas, inclusive do exterior.

rpassos@al.sp.gov.br

alesp