Da Tribuna


11/11/2010 18:55

Compartilhar:


Corte no Judiciário

Preocupado com a educação infantil no Estado, mais precisamente na cidade de São Paulo, Carlos Giannazi (PSOL), informou que portaria editada pela prefeitura pode prejudicar os alunos da rede municipal de ensino e das creches. "Já pedimos providências ao Ministério Público, e se essa portaria não for alterada, teremos um sério prejuízo pedagógico em relação à qualidade de ensino na área da educação infantil", informou. O parlamentar alertou sobre o corte de recursos do Orçamento para o Judiciário reduzindo a dotação de R$ 12 bilhões para R$ 5 bilhões, valor que está aquém das necessidades daquele Poder, segundo Gianazzi. (DB)



Falta de quórum

Simão Pedro (PT) esclareceu nota, publicada no Jornal da Tarde, sobre as dificuldades de reunir a Comissão de Serviços e Obras Públicas, devido à falta de quórum. O deputado alegou que a base governista vem sistematicamente negando quórum, impossibilitando que se apreciem as matérias sob análise da comissão, como o requerimento que convida o presidente do Metrô a comparecer na CSOP, para esclarecer as denúncias de irregularidades em licitação de alguns lotes da Linha 5. (DB)



Ato de comemoração

Davi Zaia (PPS) comunicou a realização de ato em homenagem à memória de David Capistrano, que foi prefeito de Santos, secretário da Saúde e militante das causas de saúde. "Foi um homem que contribuiu muito, com outros sanitaristas, para que o país tivesse um amplo desenvolvimento na área da saúde pública". Zaia destacou também os 20 anos, completados esta semana, da Fundação Abrinq, que tem como principal preocupação desenvolver programas que incentivem as boas práticas e o cuidado da nossa infância e da nossa juventude. (DB)



Proibição do amianto

Marcos Martins (PT) abordou a reconstrução de um vilarejo na Turquia, em função do surgimento de doenças similares à doença causada pela utilização do amianto. "Na Turquia, são essas as providências tomadas. Aqui na Casa, tem um projeto de lei que visa liberar novamente a utilização desse produto cancerígeno", reclamou Martins. O parlamentar alertou que o amianto mata, em média, 150 mil pessoas por ano. Ainda que no mundo todo essa substância esteja sendo banida, Martins alerta que aqui há entraves institucionais para eliminá-la. A Sabesp, por exemplo, leva água para milhares de pessoas utilizando tubulação de amianto. (DB)



Amianto e Judiciário

José Bittencourt (PDT) comentou a luta de Marcos Martins contra o uso do amianto e apoiou o parlamentar e sua lei que proíbe o uso desse material no Estado de São Paulo. Depois, Bittencourt apontou os problemas do Judiciário, como a redução no orçamento para 2011, destinado àquele Poder. Afirmou que a reposição salarial dos servidores é prioridade, e lamentou que as emendas propostas pela Casa e a luta dos servidores não tenham sido suficientes para que o Executivo mantivesse o valor sugerido pelo Tribunal de Justiça. (DV)

alesp