Opinião - Unesp: vitória do povo de São João da Boa Vista e da região


11/07/2011 17:48

Compartilhar:


A notícia dada pelo jornal O Município, na semana passada, da decisão do governo paulista e da Unesp de implantar um novo campus em São João da Boa Vista é, sem sombra de dúvida, uma das mais importantes nos últimos anos para a cidade e para toda a região do entorno. E mais, a proposta de que a Unesp encampe a Unifae, embora ainda tenha toda uma engenharia institucional e financeira a ser resolvida, é a melhor possível, pois vai se poupar um tempo precioso, já que não haverá necessidade de processos construtivos que são muito demorados, pois a autarquia municipal, que é um orgulho de todos nós, conta com modernas instalações no seu campus. É vitória do povo cidadão, que paga impostos e faz desta região, com seu trabalho e espírito empreendedor, uma as regiões mais produtivas do Estado.

Sem tirar o mérito do peso político do secretário Sidney Beraldo no desfecho final da implantação do novo campus da Unesp em São João da Boa Vista, fato inegável, também quero ressaltar o papel importante que outros atores tiveram para que essa decisão chegasse a bom termo. Quero destacar o papel que o jornal O Município teve ao longo desses anos todos. Não teve uma visita ou ligação minha ao jornal, em que seu proprietário Joaquim e seus jornalistas não abordassem o assunto, nos impulsionando a continuar com o tema em nossa pauta de atuação. Em função disso, muitos eleitores e amigos de São João da Boa Vista e das cidades vizinhas sempre me pediam notícias sobre o andamento das negociações. Não podemos deixar de dar crédito aos cidadãos que foram importantes nesta conquista.

Também é justo dar relevância à ação do prefeito Nelson Nicolau que não titubeou ao oferecer à Unesp a proposta da encampação da Unifae e que levou adiante a proposta em várias reuniões, e à direção e funcionários desta instituição onde tive o orgulho de trabalhar, que não colocou qualquer obstáculo ao processo em andamento.

Devemos lembrar também o papel dos reitores da Unesp. O atual, professor Durigan e seu antecessor e atual secretário estadual de Educação, professor Herman Voorwald, que, reconhecendo o fato da ausência da universidade na região da Mogiana e sensível à nossa reivindicação, abriram-se para pensar alternativas e sugerir propostas que viabilizassem a ideia. Seu assessor, professor Carrijo, paciente, nunca deixou de encaminhar nossas solicitações aos reitores e aos secretários de Estado. Evidente que, a pesquisa do professor Bovo, mostrando os impactos positivos na economia local e no urbanismo das cidades paulistas onde foram implantados os campus da Unesp, serviram como motor que deram força para nossa reivindicação.

Por fim, sem falsa modéstia, quero dizer que sempre acreditei na justeza da nossa causa e na real possibilidade de uma vitória. Nestes últimos anos peguei no pé dos diversos secretários e do governador, protocolei um projeto de lei autorizando o governo do Estado a implantar a universidade pública na Mogiana, protocolei emendas nas LDOs e leis orçamentárias, realizei audiências com os reitores, fiz discursos e discuti com os prefeitos e cidadãos da região. Nas últimas semanas, conversei com o secretário Sidney Beraldo e com o secretário Andrea Calabi, da Fazenda, em distintos momentos que estiveram na Assembleia Legislativa, buscando convencê-los da justeza da proposta apresentada pela Unesp ao governo estadual, ou seja, de este último abrir mão de parte dos recursos de R$ 30 milhões que a Universidade repassa ao governo por ter este assumido a gestão do Hospital Universitário em Botucatu, para aplicação na manutenção do novo campus em São João da Boa Vista.

A Unesp da Mogiana vai melhorar muito a vida da população de São João da Boa Vista e de todos seus vizinhos. Somada à Unifeob e ao Instituto Federal de Educação Técnica, vai dinamizar o comércio e suscitar a vinda de novas empresas para a região. Vai dar oportunidades aos nossos jovens de acessar, gratuitamente, cursos de excelente qualidade e os cursos de extensão possibilitarão troca dos conhecimentos produzidos pelas comunidades e dentro do campus.

É claro, muito precisará ser feito para democratizar o acesso da população mais carente e dos alunos oriundos das escolas públicas às universidades públicas e também para ampliar os repasses do Orçamento estadual para as universidades para que possam crescer sem perder a qualidade, mas essas são batalhas que continuaremos travando. Por enquanto, só temos é que comemorar. E, parabéns!



*Simão Pedro, deputado estadual pelo PT, é presidente da Comissão de Educação e Cultura

alesp