Polícia na refinaria Presidente Bernardes

Viaturas estacionadas no local preocupam deputada Mariângela Duarte
10/10/2001 10:17

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada Mariângela Duarte (PT) manifestou preocupação com as oito viaturas da polícia estacionadas em frente ao portão principal da Refinaria Presidente Bernardes, de Cubatão (RPBC), na manhã de terça-feira, dia 9.

Mariângela teme que o fato seja interpretado como policiamento ostensivo e coação aos petroleiros, que estão em campanha salarial e prestes a deflagrar uma greve nacional, a partir do dia 24, caso a direção da Petrobrás continue intransigente em negociar a pauta proposta pelos sindicalistas. Os petroleiros da Baixada Santista fizeram manifestações de esclarecimento da campanha em frente à entrada dos terminais da Petrobrás.

Na semana passada, a parlamentar encaminhou ofício ao presidente da Petrobrás, Henry Phillippe Reichstul, pedindo agilização nas discussões do acordo coletivo, sobretudo nas questões da segurança no trabalho, uma vez que os acidentes são constantes - só nas duas últimas semanas, foram cinco acidentes em refinarias do Estado.

A parlamentar está reunindo documentação para acionar o Ministério Público, objetivando o cumprimento fiel das normas de segurança pela empresa, a fiscalização rigorosa por parte das autoridades, assim como a participação dos trabalhadores nos acompanhamentos dessas questões e nas decisões da empresa, especialmente no que diz respeito à segurança do trabalho.

alesp