Notas de Plenário


24/10/2006 18:56

Compartilhar:


Exame médico obrigatório

Palmiro Mennucci (PPS) lembrou mais uma vez de seu projeto de lei que determina a obrigatoriedade de exame médico para que os alunos do ensino fundamental e médio possam fazer educação física na escola. Nesta semana, mais uma criança " a terceira este ano " morreu durante a aula de educação física. Mennucci disse que problemas de saúde devem ser detectados por profissionais especializados, mediante exames periódicos, em especial teste de aptidão física e exame de acuidade visual. "Esta é uma realidade incontestável. Creio que todos os professores já a vivenciaram", afirmou, lembrando dos inúmeros casos em que os mestres detectam problemas e alertam os pais.

Bala nele!

O afastamento, pela Justiça paulista, de oito vereadores do município de Guarujá envolvidos em corrupção levou a outro problema na cidade: o vereador Luiz Carlos Romazzini vem sendo ameaçado de morte. O carro que este utiliza chegou a ser cercado por motoqueiros encapuzados. Com a ajuda de uma câmera de vídeo em seu gabinete, foi feito também o registro da ameaça de uma vereadora que usou a expressão "bala nele!". Fausto Figueira (PT) pediu que a Secretaria da Segurança Pública tome providências para garantir a integridade física de Romazzini.

Difícil de distinguir

Para Ana Martins (PCdoB), os debates são bons para conscientizar o eleitor que irá votar no próximo domingo, 29/10, no segundo turno da eleição para presidente da República. A deputada cumprimentou os candidatos e a Rede Record pela realização do debate desta segunda-feira, 23/10. Ana Martins, para quem os projetos dos dois candidatos são diametralmente opostos, disse saber que "não é tão simples para a população distinguir". A deputada cobrou também que o projeto da LDO seja apreciado logo pelo Plenário da Assembléia.

Pequenas deficiências

Referindo-se à preocupação de Palmiro Mennucci com a saúde dos alunos da rede de ensino, Luis Carlos Gondim (PPS) lembrou que muitas vezes, por falta de detecção do problema, crianças com falhas de visão ou audição são consideradas deficientes de aprendizado. Com um exame simples, é possível diagnosticar problemas comezinhos, que são facilmente corrigidos. Gondim também abordou a questão dos loteamentos, especialmente em Salesópolis, que ficaram dentro de áreas de proteção ambiental e que submetem seus habitantes ao impedimento de realizarem ligações de água e energia elétrica, sob pena de multa por crime contra o meio ambiente.

Vai comer terra?

Orlando Morando (PSDB) criticou o governo federal pela política agrícola e pecuária que, em sua opinião, estagnou o agronegócio e quebrou setores como os da produção de algodão, milho e gado. Para Morando, a agropecuária passa pelo seu pior momento, por falta de investimento. Quanto à possibilidade de haver importações por falta de abastecimento do mercado, Morando indagou: "O que vai acontecer com o produtor brasileiro? Vai comer terra?".

alesp