CHS se adapta para ser Centro de Referência à Saúde do Idoso


14/04/2004 16:40

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) já está providenciando as adaptações físicas e funcionais necessárias para abrigar um Centro de Referência em Atenção à Saúde do Idoso, assim como estão sendo solicitados os equipamentos necessários ao seu funcionamento. Essas informações foram transmitidas ao deputado José Caldini Crespo (PFL), pelo diretor técnico do CHS, João Paulo Eduardo Neto, e pelo diretor de clínica médica do Conjunto, Carlos Eduardo, durante reunião ocorrida no final do mês de março.

Em meados de 2002, Crespo encaminhou à direção do CHS um ofício propondo o cadastramento da instituição junto ao Ministério da Saúde, para que abrigasse um dos 15 Centros de Referência ao Idoso que o governo federal pretende implantar em todo o Estado de São Paulo.

Atendimento domiciliar

"Os diretores do CHS nos trouxeram uma notícia bastante positiva. O assunto Centro de Referência em Atenção à Saúde do Idoso no Conjunto Hospitalar de Sorocaba está sendo bem encaminhado no âmbito administrativo", destacou Crespo. O Centro - que faz parte de um programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde e é gerido com verbas do governo Federal - foi instituído pela Portaria 249, datada de abril de 2002, em que estão definidas as regras para sua implantação.

De acordo com a direção do CHS, um dos empecilhos que dificultava a instalação do Centro de Referência está relacionado com o atendimento domiciliar ao idoso em todos os municípios da região de abrangência do CHS. Essa questão foi contornada com o apoio das prefeituras, que se comprometeram a oferecer o atendimento domiciliar em seus respectivos municípios.

Reconhecendo a importância da implantação desse Centro de Referência, o CHS já entrou em entendimentos com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e agora busca o apoio e o estabelecimento de parcerias com as outras universidades e faculdades locais, visando ao seu efetivo funcionamento.

Seminário

Os diretores do CHS também disseram ao deputado Crespo que, oportunamente, pretendem realizar em Sorocaba um seminário sobre a questão. O objetivo é chamar os demais segmentos sociais da cidade a participar e a colaborar nesse projeto de atenção à saúde do idoso, questão que vem ganhando espaço e importância no Brasil nos últimos anos, pois o país registra uma mudança no formato da pirâmide etária de sua população. "Além do aumento da expectativa de vida das pessoas, o número de jovens já não é tão grande como era há alguns anos, pois a taxa de natalidade é menor a cada ano.

Isso acaba provocando uma mudança no perfil da população brasileira, com o aumento do número de idosos e a necessidade de políticas e ações específicas para esse segmento da população. É importante que o CHS, referência em Saúde para toda a nossa região, esteja sensível a isso", destacou Crespo.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp