Deputado destaca queda da mortalidade infantil no Estado


18/06/2003 18:38

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado Pedro Tobias (PSDB), membro da Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa, atribuiu a queda da mortalidade infantil no Estado de São Paulo à política social séria do PSDB. De acordo com dados divulgados recentemente, esse índice regridiu a menos da metade de 1990 a 2002, ou seja, de 31 mortes para cada mil crianças nascidas vivas para apenas 15.

Segundo o deputado, esta redução da mortalidade infantil reflete a ampliação do atendimento pré-natal às famílias carentes, a eficiência dos programas de educação e informação das mães e a adoção de políticas públicas adequadas na área de saneamento básico e habitação.

Uma indicação clara desta medida, na avaliação do deputado, é que os percentuais mais altos nas causas de mortes envolvem doenças perinatais (53%), e anomalias congênitas (17%), enquanto houve significativa redução nas causas derivadas das más condições de moradia e saneamento básico, como doenças do sistema respiratório (7,3%) e infecciosas e parasitárias (5,3%).

Anteriormente, segundo Pedro Tobias, as causas de mortalidade infantil provocadas diretamente pela miséria eram responsáveis pela maioria das mortes, masessa tendência tem regredido de modo significativo.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp