Mariângela Duarte cobra projetos educacionais para aldeias indígenas


30/06/2000 17:55

Compartilhar:


A deputada estadual Mariângela Duarte (PT) dirigiu requerimento de informação à secretária estadual da Educação, Rose Neubauer, cobrando do governo um posicionamento em relação a implantação de projetos educacionais voltados para crianças de aldeias indígenas no Litoral Norte do Estado.

Entre outras coisas, a parlamentar pergunta quais são os projetos do governo voltados para as aldeias indígenas da região, especialmente as dos municípios de Mongaguá, Bertioga, Peruíbe e Itanhahém. Mariângela também questiona por que os Núcleos de Educação Indígena (NEI) ainda não foram iniciados, conforme determina a Resolução nº 44, de 18/4/97, da própria Secretaria da Educação.

De acordo com o assessor de Educação da Associação Tupi-Guarani Awa Nimbonjeredju, José Carlos dos Santos, as escolas e projetos existentes hoje em algumas aldeias da região estão distantes da realidade sócio-cultural e histórica das comunidades indígenas. Segundo ele, há mais de três anos as lideranças indígenas entendem que a única alternativa para reverter o isolamento das crianças índias é a urgente instalação de escolas dentro das aldeias, com aulas ministradas por professores bilíngües.

"Todas as aldeias indígenas do Litoral e de todo o Estado necessitam de uma escola diferenciada onde as crianças aprendam a gostar de ser índias, onde aprendam a língua portuguesa e a tupi-guarani e aprendam a ser autônomas, críticas e criativas". Afirma a deputada. "Deve-se formar lideranças que respeitem a cultura e a tradição da aldeia e, principalmente, lutem pela preservação dos direitos da comunidade.

Mariângela também acionou a Comissão de Educação da Assembléia para que seja promovida uma audiência pública sobre o assunto. "É papel do parlamentar discutir amplamente assunto de tão alta relevância, para que possamos cumprir plenamente nosso dever legislativo de fiscalizar e cobrar a atuação do Estado", salienta a deputada.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte3886-6553 / 6548)

alesp