Projeto Horizonte recebe apoio do secretário de Administração Penitenciária do Estado, diz Hamilton Pereira


15/02/2001 16:29

Compartilhar:


O deputado Hamilton Pereira (PT), recebeu novamente apoio ao Projeto Horizonte, de sua autoria, em reunião durante a tarde desta quarta-feira, 14/2, com o Secretário de Administração Penitenciária do Estado, Nagashi Furukawa.

O objetivo da reunião foi convencer o Secretário a apresentar parecer favorável ao Projeto quando consultado pelo governador do Estado. "Como o Projeto Horizonte diz respeito à pasta do Secretário, ele deve ser consultado e, por ser um entusiasta do trabalho como forma de reabilitação de presos, se propôs a dar seu parecer favorável", explica Hamilton Pereira.

O Projeto Horizonte implementa nas penitenciárias do Estado de São Paulo um programa de produção de materiais de construção e habitações para a população de baixa renda e foi aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa. Agora, depende da sanção do governador para transformar-se em lei.

O Deputado Hamilton Pereira também está buscando o apoio de entidades ligadas direta ou indiretamente à área como a Fundação Nacional de Amparo ao Preso (Funap), a Pastoral Carcerária e a Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP.

Reintegração. O principal objetivo do programa é dar aos detentos condições para a reinserção na sociedade e no mercado de trabalho, quando em liberdade. Isso é conseguido através da profissionalização que dará condições ao beneficiado de dar continuidade à sua profissão fora do presídio. Atualmente, os presidiários desenvolvem atividades que não podem ser aproveitadas por ele quando em liberdade, como por exemplo colocar tampinhas em tubos de cola e costurar bolas.

Através de oficinas de marcenaria, carpintaria e produção de blocos, os presos vinculados ao programa seriam beneficiados com a profissionalização, remuneração e remição de pena.

Alem disso, da produção de casas populares, uma quota seria destinada às famílias dos presidiários que, através de um sistema de créditos, teria pontos acumulados. O aproveitamento dos materiais produzidos pelos presidiários também viria a contribuir para a diminuição dos custos aos cofres públicos na realização de programas habitacionais em praticamente todo o Estado.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira- 3886-6952/6953)

alesp