Claury e prefeito de Ourinhos confirmam instalação de Vara da Justiça Federal no município


16/02/2001 17:14

Compartilhar:


Ourinhos terá sua subseção da Justiça Federal, segundo garantiu, nesta sexta-feira, 15/2, o presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, José Kallás. A confirmação veio depois que o deputado estadual Claury Alves da Silva (PTB) e o prefeito de Ourinhos Claudemir Alves da Silva (PTB) correram por dois dias uma verdadeira maratona atrás de desembargadores conselheiros do TRF, em São Paulo. O que parecia certo esteve na última semana em risco de se perder, já que outros municípios do interior do Estado entraram na disputa. "Receber essa notícia foi um alívio e uma grande alegria. Volto para casa com a sensação de vitória", declarou o prefeito Claudemir.

Em 13 de dezembro último, Claury e Claudemir receberam do presidente do TRF sinal verde para a criação de uma Vara da Justiça Federal em Ourinhos. A disposição do desembargador, no entanto, fora condicionada ao compromisso do então prefeito eleito de destinar um prédio à subseção da Justiça Federal com no mínimo 900 metros quadrados.

Tão logo retornou a Ourinhos, Claudemir fez um levantamento de todos os prédios da cidade em condições de abrigar a Vara Federal. Conforme o prefeito, um prédio com cerca de 1.200 metros quadrados foi considerado o mais adequado ao projeto de instalação da vara.

Num segundo momento, a própria Justiça Federal construirá no município, com recursos da União, as instalações definitivas para abrigar até seis varas. O prefeito assumiu também o compromisso de doar uma área de no mínimo 10 mil metros quadrados para a obra.

Nas últimas semanas, rumores de que outras cidades pleiteavam a mesma subseção se confirmaram. Na quarta-feira, 14, Claudemir seguiu até São Paulo, onde o deputado Claury já havia agendado uma audiência com o TRF. A decisão final caberia aos conselheiros do órgão, os quais até a tarde de sexta-feira foram contatados pelos representantes ourinhenses. "Foi uma jornada difícil, mas, ao final, bastante compensatória", desabafou Claury.

Claudemir, segundo sua assessoria, foi à capital munido de várias cópias de um projeto que apresentava todos os diferenciais de Ourinhos. Até recortes de matérias sobre o assunto publicadas nos jornais locais foram levadas.

De acordo com o diretor geral do TRF, Arlindo Rufino, deverão prestar serviços na subseção de Ourinhos cerca de 20 servidores. "Sem considerarmos os serviços que normalmente são terceirizados, como limpeza e outros", disse. Os menores salários, segundo o diretor, ficarão na faixa entre R$ 800 e R$ 1.200, equivalendo respectivamente às funções de técnico e analista. Conforme o projeto apresentado ao TRF, a subseção de Ourinhos poderá congregar 28 municípios.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves da Silva - 3886-6383/6859)

alesp