MP vai apurar responsabilidades sobre brinquedo Aqua Dots


30/11/2007 18:35

Compartilhar:


A publicação de diversas matérias veiculadas na imprensa nacional sobre o brinquedo Aqua Dots, da linha Bindeez, fabricado na China e comercializado em diversos países, inclusive no Brasil, comunicando que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) constatou que o uso do brinquedo representa danos para a saúde e segurança das crianças, levou o deputado Fernando Capez (PSDB) a propor uma representação solicitando a instauração de inquérito civil ao MP do Estado de São Paulo.

O perigo no uso do brinquedo se dá porque apresenta um conjunto de bolinhas coloridas as quais, quando molhadas, unem-se umas às outras, adquirindo novas formas, e elas contêm uma substância que, em contato com a água, se transforma em outra substância, similar ao chamado GHB (ácido gama-hidroxibutírico), droga conhecida entre nós como "ecstasy líquido". No Brasil, esse ácido é utilizado por criminosos no golpe "Boa-noite, Cinderela".

De acordo com a Comissão Americana de Proteção ao Consumidor de Produtos (CPSC), as peças podem causar intoxicação se ingeridas, e também ocasionar problemas de comprometem o sistema respiratório, aumentando a probabilidade de espasmos e podendo levar ao coma.

Capez destacou que, diante da gravidade dos fatos, solicitou a instauração de inquérito civil para averiguação de mais detalhes relativos ao caso, e que, ao final, seja ajuizada a ação civil pública, com a finalidade de apuração das responsabilidades e o ressarcimento dos danos materiais e morais causados à coletividade.

fcapez@al.sp.gov.br

alesp