Mais atenção para as doenças alérgicas


27/11/2003 17:20

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Havanir Nimtz

Preocupada com o avanço das doenças alérgicas, que atingem cerca de 30 milhões de brasileiros, a deputada Havanir Nimtz (PRONA) pediu maior atenção do Ministério da Saúde para o problema. Ela informou que a alergia já é a sexta maior causa de internações no Sistema Único de Saúde (SUS) e ocupa o quinto lugar na classificação dos tratamentos mais dispendiosos.

"As doenças alérgicas têm forte impacto socioeconômico e está provado que as alergias provocam redução no aproveitamento escolar e no trabalho, além de ser causa de muitas mortes", afirmou a deputada. "É um forte problema de saúde pública que não faz parte dos interesses do governo paulista".

Havanir Nimtz lembrou também o alto custo do tratamento desse tipo de enfermidade. De acordo com a parlamentar, normalmente são indicados cinco medicamentos, que além serem caros, podem provocar efeitos colaterais nos pacientes. "Mais de 90% dos doentes não têm qualquer possibilidade de fazer o tratamento e alguns remédios têm base hormonal, com conseqüência no estado geral do doente", ressaltou.

A deputada anunciou a intenção de apresentar projeto obrigando que as instituições conveniadas ao SUS ofereçam serviços de alergologia e imunopatologia no Estado de São Paulo. A intenção é garantir às populações de baixa renda o acesso a estes tipos de tratamento.

havanir@al.sp.gov.br

alesp