Deputada vistoria obra do programa de erradicação de cortiços em Santos


13/05/2005 13:15

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/prandi erradica com action.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) vistoriou nesta quarta-feira, 11/5, as obras do Programa de Atuação em Cortiços (PAC) em Santos. O objetivo foi constatar o andamento dos serviços, retomados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano em 4 de março. A construção de 60 unidades no terreno da rua João Pessoa ficou paralisada por vários meses, por causa de problemas financeiros com a empreiteira que havia vencido a licitação.

Na inspeção, Maria Lúcia constatou que o serviço de limpeza do canteiro de obras já foi realizado. Foi verificado também um problema na densidade do concreto usado nas colunas de sustentação das unidades que estavam sendo erguidas no lado esquerdo da parte frontal do terreno. Como o reforço desses pilares comprometeria o projeto original, houve a necessidade de demolição do bloco, que será reconstruído. Durante a visita, a deputada conversou com o engenheiro André Borin, da JHO " construtora que assumiu a obra ", e o supervisor da CDHU, Ramiro Lopes. Segundo eles, a meta prevista em contrato é que as unidades estejam prontas até dezembro.

"Desde a aprovação pela Assembléia Legislativa do convênio entre o governo estadual e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, para o financiamento da obra, tenho buscado acompanhar cada passo do PAC", lembrou a parlamentar. Ela destacou ainda que o prazo para conclusão do projeto, que prevê 500 unidades em Santos, era maio de 2005. "Como se vê, o cronograma foi desrespeitado e quem perde com isso é a população", afirmou.

Para executar todo o PAC, o governo estadual obteve 34 milhões de dólares do BID, devendo apresentar uma contrapartida de 36 milhões de dólares. Os recursos destinam-se à erradicação de cortiços em Santos, São Paulo e Campinas.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp