Contra a instalação de novas penitenciárias em Bauru


07/05/2007 18:01

Compartilhar:


O deputado Pedro Tobias (PSDB) engrossa o movimento contrário à instalação de novas unidades prisionais em Bauru e região. Segundo o parlamentar, a região já deu sua cota de contribuição para o sistema prisional do Estado. "A região de Bauru responde por quase 10% de toda a população carcerária do Estado, com quase 10 mil presos. Nós já fazemos nossa parte e damos contribuição enorme para uma população carcerária de cerca de 140 mil no Estado. Vamos trabalhar para mobilizar a comunidade e autoridades para, juntos, revertemos essa possibilidade", defende o deputado.

Pedro Tobias lembra que são oito presídios já instalados na região de Bauru, sendo dois em Pirajuí, dois em Balbinos e dois em Bauru, além de um Centro de Detenção Provisória (CDP) e do Instituto Penal Agrícola (IPA). "Além da instalação de novas unidades prisionais na cidade, também sou totalmente contrário à implantação de novas penitenciárias nos pequenos municípios da região, que acabam tendo prejuízos em sua economia local, devido à falta de novos investimentos, e ainda ficam com problemas sociais", ressalta o deputado.

Na avaliação de Pedro Tobias, o governo do Estado precisa ouvir a população de Bauru e região sobre esse polêmico assunto. "O Estado não pode tomar uma decisão autoritária e unilateral sem antes dialogar com a sociedade civil organizada, que pode, mais uma vez, ser penalizada", cobra o deputado.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp