Conselho da Condição Feminina homenageia mulheres na Assembléia

(com foto)
08/03/2002 20:14

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O Conselho Estadual da Condição Feminina, presidido por Maria Aparecida Laia, homenageou, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, 12 mulheres que se destacaram nos campos da cultura, da religião, dos direitos humanos, da política, da saúde, da educação, do voluntariado e do trabalho.

A solenidade foi aberta pelo presidente da Assembléia, deputado Walter Feldman, que cumprimentou as mulheres pela luta por seus direitos. "Acabo de chegar da inauguração de um hospital especializado em parto humanizado. A diminuição da realização de cesáreas e a redução da mortalidade materna também fazem parte da luta das mulheres." O presidente lembrou uma frase que aprecia muito: "A vida é uma peça de teatro sem ensaio. Portanto, vamos aproveitá-la antes que o pano se feche." Essa foi sua sugestão às mulheres na busca de seus direitos.

O deputado Celino Cardoso (PSDB) afirmou que "é a primeira vez que essa justa homenagem é concedida". Para ele, este é o momento de agradecer as mulheres que fazem parte de sua vida: sua mãe, sua esposa e filha.

"Esta data merece ser comparada ao Dia do Trabalho, porque significa um dia de luta de todas as trabalhadoras deste país e do mundo", destacou o deputado Nivaldo Santana (PCdoB).

O prêmio concedido "Florissa Verucci" traz o nome de uma das fundadoras do Conselho da Condição Feminina que, pós-graduada em Direito, foi crítica do Código Civil. Para Florissa, o Código aviltava direitos das mulheres e da família.

As homenageadas foram prestadas à médica Albertina Takeuti; Creusa Ramos; à Diva Moreira da Silva (Pastoral do Menor - Lapa); à professora Dorina Gouveia; à procuradora Flávia Piovesan; à Mãe de Oxum Juju; à professora Maria José de Lima; à funcionária da Assembléia, Leonídia Martins; à Elma Sobral; à Ruth Miranda; à artista plástica Laura Pavanelli; e à deputada estadual Célia Leão (PSDB).

alesp