Opinião: Fazendo Diferença

Marquinho Tortorello *
04/11/2004 17:08

Compartilhar:


Muitas vezes um simples "causo" pode representar muito mais que uma mera conversa, pode ser uma lição para nossas vidas.

Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas o papo continuou como se ele não estivesse lá.

Educada e reiteradamente pediu silêncio, não adiantou e a conversa continuou firme. Foi aí que perdeu a paciência: levantando a voz e um silêncio carregado de culpa instalou-se em toda a sala e assim continuo - "Desde que comecei a lecionar, descobri que nós, professores, trabalhamos apenas para 5% dos alunos de uma turma. Observei que de cada cem alunos, apenas 5 são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas 5 se formam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem vale para todo mundo. Se vocês prestarem atenção, notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.

É uma pena muito grande não podermos separar estes 5% do resto, pois se isto fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora; então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente, não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar a aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à nossa aula de hoje".

Sem dúvida aquele professor é um dos 5% que fizeram diferença na vida de alunos, e ele tem razão e, devemos fazer de tudo para ficar no grupo dos 5%. Mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos. Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, seguramente sobraremos na turma do resto.

Assim, minha vida tem sido pautada, pessoal e profissionalmente. Como deputado, isso é mais relevante. Somos todos os mandatários de cargos públicos, responsáveis por inúmeras questões que envolvem milhões de pessoas. Que isso também paute os futuros edis e chefes do executivo dos milhares de municípios brasileiros, que façam a diferença para beneficio do povo brasileiro.

* Marquinho Tortorello é deputado estadual pelo PPS e 3º Secretário

alesp