Construção de casas populares em Guarujá


12/05/2008 19:18

Compartilhar:


A deputada Haifa Madi (PDT) participou da assinatura do convênio entre a Secretaria do Estado da Habitação e a prefeitura de Guarujá para a construção de casas populares. O secretário da Habitação, Lair Krähenbühl, e o prefeito de Guarujá, Farid Madi, reuniram-se neste sábado, 10/5, para assinar convênio que garantirá a construção de 682 moradias populares do conjunto habitacional Guarujá G, na Vila Zilda.

As moradias serão destinadas a famílias que residem em áreas de preservação ambiental e de risco nas comunidades da Vila da Noite, Cachoeira, Caranguejo e Marinheiro. A maioria dessas pessoas está em palafitas. A remoção dos moradores também vai significar o fim de um grande vetor de poluição do Rio Santo Amaro e da Baia de Santos. Algumas dessas famílias já foram retiradas das áreas e estão inseridas no programa de Locação Social, recebendo R$ 200 para despesas com aluguel.

A licitação das obras do Guarujá G será imediata, mas as primeiras intervenções no local só devem acontecer após o período eleitoral. A prefeitura será parceira do governo estadual, assumindo a infra-estrutura do conjunto, executando obras de drenagem e o sistema viário. A área que receberá as moradias conta com 92 mil e 389 metros quadrados. O empreendimento irá comprometer no mínimo 15% e no máximo 30% da renda familiar dos contemplados.

A construção do conjunto foi anunciada em janeiro de 2006, pelo então governador Geraldo Alckmin, durante visita à cidade. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano será a executora do projeto. A deputada lembrou que o último investimento do governo do Estado em habitação, em Guarujá, foi em 1993, com a construção de 480 unidades nos conjuntos Wilson Sório e Ulysses Guimarães.



haifamadi@al.sp.gov.br

alesp