Deputado quer esclarecimentos sobre obras na Raposo


20/04/2004 15:11

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado José Caldini Crespo (PFL) terá nesta terça-feira, 20/4, uma audiência com o diretor geral da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), Silvio Augusto Minciotti. O objetivo do deputado é esclarecer a questão do cronograma de obras de duplicação da Rodovia Raposo Tavares no trecho entre Vargem Grande Paulista e Araçoiaba da Serra, assim como em relação à construção dos contornos do bairro de Brigadeiro Tobias, em Sorocaba. "O traçado desse contorno já foi objeto até de audiências públicas. Agora queremos saber quando a obra será executada", diz o deputado. Crespo recebeu da Secretaria dos Transportes uma resposta a um requerimento de informações de sua autoria, dando conta de que o traçado está definido e cronograma da obra prevê a sua execução em dezoito meses, "após a contratação". "É essa informação que buscamos: Quando se pretende contratar a obra?"

Pelo contrato do governo com a ViaOeste, a responsabilidade pela execução das obras dos contornos de Brigadeiro Tobias e do município de São Roque (onde o traçado original da Raposo Tavares corta a área urbana da cidade) são responsabilidade da Artesp.

Crespo observa também que esses dois contornos representam pequenos trechos se comparados ao pacote global da duplicação da Raposo Tavares. "A questão é: E o resto da duplicação? Vamos à audiência com Silvio Minciotti também para questioná-lo sobre isso. Sobre o cronograma dos contornos e do resto da duplicação", destacou.

Quando da assinatura do contrato de concessão com a ViaOeste, em março de 1998 pelo então governador Mário Covas, a previsão era a de que a duplicação estaria concluída em 2002. Posteriormente, diante de problemas alegados pela concessionária, o prazo para a conclusão da obra, que é executada em trechos, foi alongado pela Artesp. "Só que mesmo assim, os prazos estabelecidos naquele novo cronograma não estão sendo cumpridos. A duplicação em Cotia, do quilômetro 31 ao 34, por exemplo, que é responsabilidade da Artesp, não foi terminado. O trecho do quilômetro 34 ao 45, que é atribuição da Viaoeste e que deveria ter sido entregue concluído no dia 29 de março passado também não foi terminado e a previsão dos técnicos é de que essa obra sofra um atraso de pelo menos sessenta dias. O prazo acabou e sequer houve uma satisfação da Artesp e da Viaoeste à população. No encontro com o diretor geral da Artesp vamos buscar uma definição em torno do início das obras do contorno de Brigadeiro e também do não cumprimento dos novos prazos definidos para a conclusão desses outros trechos da duplicação", detalha o deputado Crespo.

jcrespo@al.sp.gov.br

alesp