Dia Internacional da Mulher é comemorado na Assembléia


07/03/2005 12:57

Compartilhar:


Sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira, 7/3, celebrou o "Dia Internacional da Mulher". Solicitada pela deputada Rosmary Corrêa (PSDB), a sessão contou com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Cláudia Costin, deputadas estaduais, representantes de várias entidades, delegadas de polícia, diretora da APAE, conselheiras de Conseg, oficiais femininas da Aeronáutica, do Exército e da Polícia Militar, dentre outras.

Em discurso, Rosmary manifestou sua preocupação com o que leu esta semana em alguns jornais a respeito da emancipação da mulher. Segundo ela, essas matérias afirmam que a mulher se arrepende desses novos papéis que exerce, que estaria "carregando o mundo nas costas" e que gostaria de voltar à vida que levava antes. A deputada afirmou que "a mulher valoriza o seu papel de mãe, esposa e dona de casa, mas não abre mão de seus direitos de cidadã, de ter voz ativa e participar das decisões políticas na sociedade".

A deputada Ana Martins (PCdoB), fez um breve relato das lutas e conquistas das mulheres, lembrou que o dia 08 de março " data oficial do Dia da Internacional da Mulher - foi escolhido em razão do assassinato de camponesas americanas, no século retrasado, em razão de lutarem por salários equivalentes aos dos homens e diminuição da carga horária de trabalho, que era de 16 horas diárias.

Também presente à solenidade, a deputada Havanir Nimtz (PSDB) ressaltou a importância da mulher na sociedade moderna, da influência que tem nas decisões que envolvem aquisição de produtos e rumos da família.

Várias mulheres, vestindo camisetas com o nome da entidade Mulheres da Verdade, marcaram presença. Pedindo mais ética e transparência na política, Talluah Kobayache, presidente da entidade e conselheira da OAB, alertou que a corrupção e a impunidade produzem efeitos desastrosos à Nação.

Durante o evento, Rosmary Corrêa homenageou várias mulheres presentes com a entrega de flores.

alesp