Altenfelder vê Secretaria como grande aglutinador

(com fotos)
17/04/2002 20:04

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Ruy Martins Altenfelder Silva, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, foi convidado para expor a atual política de sua Secretaria em reunião da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, realizada no Plenário José Bonifácio nesta quarta-feira, 17/4. O secretário pôde falar sobre sua visão da Secretaria como "o grande aglutinador da ciência, da pesquisa, da tecnologia e do desenvolvimento empresarial no Estado de São Paulo" para parlamentares como Célia Leão (PSDB e presidente da Comissão), Roberto Engler (PSDB), Vítor Sapienza (PPS), Claury Alves Silva (PTB), Salvador Kuriyeh (PSB), Mariângela Duarte (PT), César Callegari (PSB) e Vanderlei Macris (PSDB), e para o público que lotou o local com representantes da Fatec, Unicamp, Fundação Getúlio Vargas, Unesp e Instituto Biológico.

O convidado iniciou sua exposição pelas origens da ciência: " Nasceu na Grécia, da fusão do pensamento filosófico com a tradição dos artesãos. De filósofos do porte de Tales, Empédocles, Platão e Aristóteles herdou-se o conceito do mundo como grande organismo. Dos artesãos herdou-se a tradição de tratar os materiais e transformá-los para utilização".

Num salto ágil sobre a Revolução industrial ("máquinas a vapor, fábricas de tecidos, fazendas de criação de animais, a classe média em busca de poder político"), Altenfelder chegou ao Brasil, "onde ciência e tecnologia só passaram a existir após a proclamação da República" e atingiu o alvo, São Paulo: "O sistema de ciência e tecnologia do Estado de São Paulo é o mais expressivo do país - forma dois terços dos professores - e vem se desenvolvendo incessantemente nos últimos trinta anos. Hoje é responsável por 36% do PIB nacional, mas é preciso que toda essa capacidade científica e produtiva seja encaminhada mais diretamente para proveito social".

/N+/Baseada na economia/N-/ O expositor acredita que a atividade científica ganha forças na identificação com o que denomina "economia da ciência e do desenvolvimento". De acordo com Altenfelder, "vivemos uma economia baseada no conhecimento. Os mercados são mais competitivos e a contínua melhoria da qualidade é exigência na qual não se permite exceção, incluindo-se aí a saúde. Por isso a importância e a força de elos como tecnologia/universidade/saúde, onde cada fator reforça os demais e neles se apóia. Nossas metas vêem a Secretaria como grande aglutinador da ciência e da tecnologia no Estado de São Paulo, unindo ciência/pesquisas em universidades/ tecnologia/ empresas. É absolutamente necessário que tenhamos uma visão sistêmica de tudo isso para que possamos intuir o que será entendido, nos próximos anos, como desenvolvimento nas áreas de ciência e tecnologia, caso contrário não seremos capazes de pôr a sociedade na direção em que desejamos caminhar, mas seremos levados por fatores imprevisíveis".

Para proceder o encerramento, assumiu a Mesa da reunião Osvaldo Massambani, secretário-adjunto de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, que expôs num "telão" as subdivisões pormenorizadas da Secretaria e um resumo de seus diversos planos para o futuro.

alesp