Parlamentar diz acreditar em entendimento entre governo e professores das Fatecs


05/05/2004 15:10

Compartilhar:


Da assessoria da deputada maria lúcia amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) recebeu uma comissão de pais de alunos das Fatecs nesta terça-feira, 4/5, em seu gabinete, em São Paulo, para discutir a greve dos professores da instituição, que já dura quase 80 dias, e voltou a afirmar que ainda acredita no entendimento entre o governo e os docentes para o encerramento do movimento e a reposição de aulas.

Maria Lúcia diz que acompanha todas as negociações em torno do assunto e que viu com bons olhos a iniciativa dos professores de apresentar uma nova proposta para o governo. "Nós havíamos proposto que as partes flexibilizassem suas posições porque todo entendimento pressupõe que haja cessão de alguma coisa e houve resistência no início, mas agora as coisas caminham para isso".

A pauta, votada nesta segunda, 03/05, em São Paulo, durante uma assembléia extraordinária que reuniu cerca de 250 docentes das Fatecs e posteriormente passou pelo Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps), estabelece algumas prioridades, como a realização do processo seletivo, a não-punição dos grevistas e a abertura de negociações a partir dos dados do ICMS.

"Com exceção da abertura do processo seletivo, que é uma questão à parte da greve, as outras reivindicações são justificadas e poderão ter guarida do governo, afinal as negociações propriamente ditas estão abertas". A deputada acredita que a Secretaria de Estado da Fazenda consiga apresentar um relatório da evolução da arrecadação bem antes do fechamento do quadrimestre no dia 20.

Para Maria Lúcia Amary, a disposição de propor um reajuste tão logo se disponha dos números da arrecadação, apresentada durante a última reunião pelo secretário João Carlos de Souza Meirelles, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, pasta à qual as Fatecs estão ligadas, é uma demonstração de que tudo deverá acabar bem.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp