Crespo propõe sessão solene em homenagem a Ginetta Calliari, presidente do Movimento dos Focolari


07/05/2001 19:02

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa do Estado realiza nesta segunda-feira, 7/5, uma sessão solene para homenagear a memória de Ginetta Calliari, presidente do Movimento dos Focolari no Brasil. Iniciativa do deputado estadual Caldini Crespo (PFL), a solenidade terá início às 20 horas e para o evento estão sendo convidadas autoridades e pessoas ligadas ao Movimento. Durante a sessão, está prevista a exibição de um vídeo sobre o Movimento Focolari e a apresentação de um coral.

O Movimento Focolari pratica a comunhão de bens na comunidade. Difundido nos cinco continentes, ganhou os contornos de uma pequena comunidade, com cultura e idiomas distintos, formada por pessoas das mais diversas profissões e condições sociais, tradições e convicções religiosas cristãs, e que se compromete a ser a semente de um mundo mais solidário, um mundo mais unido.

Ginetta Calliari foi co-fundadora do Movimento dos Focolari. Natural de Trento, na Itália, Ginetta desembarcou no Brasil em novembro de 1959, no porto de Recife, com a missão de, ao lado de outros poucos focolarinos, iniciar no país os dois primeiros centros do Movimento fora das fronteiras européias. Após 42 anos trabalhando no país, faleceu em março de 2001, aos 82 anos de idade, deixando o testemunho de um amor sem limites a Deus e ao próximo.

Nascida de uma família católica tradicional, Ginetta Calliari recebeu desde pequena uma formação moral e cristã muito sólida. Era apaixonada pela arte, pela música e pela cultura e sentia a necessidade de um relacionamento profundo com o verdadeiro Deus.

Em 1944, durante a Segunda Grande Guerra Mundial, conheceu Chiara Lubich, fundadora e presidente do Movimento dos Focolari, tornando-se uma de suas primeiras companheiras.

"Quando cheguei em Recife, no dia 5 de novembro de 1959, foi um choque para mim ver a desigualdade social, a discriminação, a fome que transparecia nos rostos. Disse a mim mesma: aqui não é possível ficar numa atitude passiva. Alguma coisa deve mudar. O que mudar? O homem. Pensei: é preciso ter homens com uma mentalidade nova, para que nasçam estruturas novas e, conseqüentemente, cidades novas, um povo novo", disse Ginetta em certa oportunidade.

Depois de cinco anos de permanência no nordeste brasileiro, Ginetta Calliari segue para a cidade de São Paulo e, em seguida, para Vargem Grande Paulista. Ali, durante quase três décadas, acompanhou pessoalmente a fundação de outros centros de irradiação do Movimento dos Focolari em Brasília, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Maceió e São Luís. Ginetta acompanhou também passo a passo o desenvolvimento da Mariápolis Araceli, que é a sede nacional dos Focolari, localizada no município paulista de Vargem Grande.

Hoje existem no país três Mariápolis permanentes e cinco Centros Mariápolis dedicados à formação espiritual e sociocultural dos membros do movimento, estimados em 250 mil pessoas. Há também 55 centros de difusão em várias capitais do país, a editora "Cidade Nova", que, além de livros, publica mensalmente a revista "Cidade Nova", um centro de audiovisuais e sete periódicos de formação, de circulação nacional.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Caldini Crespo - 3886-6864/6867)

alesp