Túnel Santos-Guarujá é tema de audiência pública


30/05/2008 19:30

Compartilhar:


A deputada Haifa Madi (PDT) participa nesta segunda-feira, 2/6, de audiência pública na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) " Guarujá, para debater os benefícios e possíveis impactos da construção de um túnel entre o município e a cidade de Santos. O evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar do Sistema de Transportes de Travessia de Lanchas e Balsas do Litoral Paulista da Assembléia, que a parlamentar preside, da Unaerp e da prefeitura municipal de Guarujá.

Segundo Madi, a Baixada Santista é palco, há décadas, de discussões acerca de um projeto de interligação seca entre os municípios de Santos e Guarujá, mas a proposta nunca saiu do papel. Atualmente, o assunto tornou a ser pauta de vários projetos do poder público e da mobilização da sociedade na busca de soluções viáveis para a transposição subaquática do canal do estuário.

A proposta do túnel subaquático, que já foi tema de outra audiência pública realizada em Santos, agora será debatida em Guarujá por diversos segmentos da sociedade. A travessia entre as duas cidades, realizada atualmente por sistema de balsas, tem um volume médio diário de mais de 23 mil veículos e 1,7 mil bicicletas.

Participarão da audiência o presidente do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), Tarcísio Barreto Celestino, que falará sobre os detalhes de tecnologia para viabilidade da construção, Hélio Hallite, que apresentará resultados de pesquisas de opinião sobre o túnel e dados históricos de projetos de interligação entre as duas cidades, e o major PM Marcelo Afonso Prado, que abordará os impactos na segurança pública.



haifamadi@al.sp.gov.br

alesp