Explicação sobre violência da PM em Paraisópolis


03/06/2009 17:15

Compartilhar:


Indignado com a violência da Polícia Militar contra a população de Paraisópolis, na zona dul da capital, durante a Operação Saturação, realizada entre os meses de fevereiro e abril de 2009, o líder da bancada do PT, Rui Falcão, afirmou: "Não se pode invadir casas sem ordem, queremos uma explicação cabal dessas denúncias". A manifestação foi feita em Plenário, quando o deputado comentou a notícia 82 dias de medo em Paraisópolis, publicada no jornal O Estado de S.Paulo, em 31/5/2009 (reportagem de Bruno Paes Manso).

A reportagem relata que os policiais militares envolvidos na operação agiram com extrema violência contra os moradores do bairro. Segundo os moradores, houve invasão de residências sem mandado judicial e tortura de trabalhadores, crianças e idosos.

Para Falcão, a denúncia é muito grave e deve ser objeto de rigorosa apuração por parte da Corregedoria da PM, inclusive com acompanhamento do Ministério Público. Diante disso, o líder petista protocolou requerimento de informação para que o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, explique a motivação da Operação Saturação em Paraisópolis; se é verdadeira a denúncia de que, durante a operação, policiais militares ingressaram na residência dos moradores sem mandado judicial; se os moradores sofreram torturas; e no que consiste essa operação que a PM tem realizado com certa frequência em bairro pobres da capital.

Outro requerimento foi protocolado na Comissão de Segurança Pública solicitando a convocação do coronel Álvaro Batista Camilo, comandante-geral da PM, para prestar informações sobre a Operação Saturação.



imprensa@ptalesp.org.br

alesp