Associação que cuida de idosos pode ser declarada de utilidade pública


22/12/2003 17:19

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Emidio de Souza



O deputado Emidio de Souza (PT), 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia, apresentou projeto de lei que declara de utilidade pública a Associação Comunitária dos Idosos do Município de Osasco (Acimo), fundada há 16 anos. De acordo com o parlamentar, entre as vantagens de ser uma instituição de utilidade pública estão as facilidades para se firmar convênios e receber recursos financeiros de órgãos estatais.

A Associação Comunitária tem sua sede administrativa em Osasco e atende 550 idosos, dos quais 155 são beneficiados por convênios com a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social e com o Governo Federal. Os convênios repassam todos os meses R$ 10,00 e R$ 10,81, per capita, respectivamente. Conforme a diretoria da Acimo, além dos valores serem insuficientes para cobrir as despesas de atendimento aos idosos, os repasses mensais estão atrasados. "A última parcela recebida do Estado foi a de março de 2003, enquanto a do Governo Federal foi a de setembro", explicou a diretoria da instituição.

De acordo com o representante da Acimo, a grande maioria dos idosos atendidos é custeada com recursos da entidade, arrecadados em bailes e bazares beneficentes com a exposição e a venda de trabalhos artesanais confeccionados pelos idosos. Além do atendimento ao idoso, a Acimo também desenvolve outros trabalhos, como alfabetização, ginástica terapêutica, terapia ocupacional, assistência psicológica, social e jurídica e atividades de lazer.

O 1º secretário justificou seu projeto falando sobre a aprovação do Estatuto do Idoso, em 1º de outubro desde ano. "Além disso, a associação realiza há mais de uma década atividades de inclusão social que estimulam o convívio coletivo e a defesa da dignidade humana" explicou Emidio de Souza.

emidio@al.sp.gov.br

alesp