Programação da TV Assembléia para os dias 20, 21 e 22 de dezembro de 2003


19/12/2003 19:44

Compartilhar:


Programação da TV Assembléia - Sábado, 20/12





6h - Frente e Verso - O deputado Rogério Nogueira (PDT), em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

7h - Jornal da Assembléia - Telejornal com a cobertura jornalística dos principais fatos do dia no Parlamento paulista.

8h - Assembléia Debate - Os números de agressões contra a mulher ainda chocam. A impunidade dos agressores revolta, e diante dessa dura realidade é preciso reagir. Ao falarmos em violência contra a mulher, precisamos discutir vários pontos, porque estamos falando de uma situação que deixa marcas por toda a vida. Este é o tema do Assembléia Debate de hoje. Estamos recebendo a Dra. Maria Amélia Azevedo, do Instituto de Psicologia da USP; a escritora Fabiana Pereira de Andrade e as deputadas Ana Martins (PC do B) e Rosmary Corrêa (PSDB)

9h - Depoimento - Nesse Depoimento a presença do músico Marsicano, discípulo de Ravi Shankar, e o precursor da cítara indiana no Brasil. Em mais de trinta anos de carreira, tornou-se o maior expoente deste instrumento no país

10h - Música no Hall - Apresentação da Orquestra de Câmara da UNESP realizada no Hall da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

11h - Questão de Ordem - O Questão de Ordem de hoje vai discutir a discriminação sexual, assunto que causa muita polêmica. Aqui em São Paulo já existe uma lei que pune a discriminação, práticas abusivas, tentatórias e proibições contra homossexuais. Mas, isso não é bastante para livrar os homossexuais dos estigmas, dos rótulos. Para debater o assunto, participam deste programa os deputados José Bittencourt (PTB) e Ítalo Cardoso (PT).

12h - Frente e Verso - O deputado Jonas Donizete (PSB), em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política

13h - Quarto Poder - O tema do programa Quarto Poder desta semana é a cobertura da imprensa na prisão do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein. Qual foi o papel da mídia nesse processo de caça e captura ao ex-ditador? Quais os reflexos para o futuro do país? Para discutir a questão, participam do programa: Maria Aparecida de Aquino, professora de História Contemporânea da USP; Sérgio Dávila, jornalista da Folha de S. Paulo; o deputado Renato Simões (PT) e o deputado Nivaldo Santana (PC do B)

14h - Em Discussão - Pela primeira vez na história a expectativa de vida do brasileiro superou os setenta anos de idade. Um bom motivo para discutir a realidade do idoso em nosso país, Homens e mulheres que enfrentam problemas diariamente, entre eles a violência. Para se ter uma idéia as denúncias de maus-tratos contra idosos aumentaram oitenta e nove por cento, em relação ao ano passado. Nesta semana, vamos debater o projeto de lei do deputado Ênio Tatto (PT) que obriga os agentes públicos a notificarem ao Conselho Estadual do Idoso, todo caso de violência ou maus-tratos contra idosos atendidos na rede estadual. Para falar sobre o assunto estaremos recebendo, além do deputado autor da proposta: Padre Ticão, da Paróquia São Francisco; doutor Edson Alves Costa, da Promotoria do Idoso do Ministério Público Estadual e a assistente social Zally Vasconcelos de Queiroz, especialista em gerontologia.

15h - Depoimento - No programa Depoimento de hoje uma entrevista com o grupo de seresteiros Trovadores Urbanos.

16h - Assembléia Documento - O Assembléia Documento vai mostrar dois museus que contam um pouco da história e da cultura do nosso país, o Museu de Arte Sacra e o Museu do Folclore

17h - Arena Livre - Uma vida dedicada ao futebol. Advogado, que durante uma década esteve à frente do Tribunal de Justiça Desportiva, ele pretende dar transparência das receitas aos clubes, além de devolver o brilho do futebol nos campos paulistas. O Arena Livre tem o prazer de receber o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. Vamos falar do campeonato paulista de 2004 e do atual momento do futebol brasileiro. Também participam do programa os deputados Afanásio Jazadji (PFL), Vitor Sapienza (PPS) e Ênio Tatto (PT).

18h - Tribuna do Esporte - O programa, apresentado pelo jornalista esportivo Milton Neves, aborda a participação dos negros no esporte. Com a presença de atletas como Elisângela Adriano e Jessé Farias, que participaram dos Jogos Pan-Americanos de San Salvador, os campeões mundiais Ronaldão e Zé Maria e o especialista em medicina esportiva Fernando Solera o programa discute entre outras coisas discriminação, participação e desempenho do negro no esporte.

19h - Frente e Verso - A deputada Beth Sahão (PT), em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

20h - Jornal - Edição de Fim Semana - Cobertura dos principais assuntos da semana na Assembléia Legislativa.

21h - Assembléia Debate - A doação de um órgão tem o objetivo de salvar vidas ou melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças terminais ou crônicas incapacitantes. Entre os anos de 1996 e 2002, o número de transplantes no Brasil aumentou 85%. Mesmo assim, quase 55 mil pessoas estão a espera de um órgão ou tecido. A desinformação, o medo e o preconceito ainda imperam no país, que registra taxa de apenas 3,7 doadores por milhão. A doação de órgãos e os transplantes são tema do Assembléia Debate de hoje.

22h - Questão de Ordem - O Questão de Ordem de hoje vai tratar de um tema polêmico: o desarmamento da população civil. As grandes cidades convivem diariamente com tiroteios - gente indefesa morre com balas perdidas, o cidadão de bem se vê refém de criminosos, cada vez mais bem armados e dispostos a matar. Será que reduzir o número de armas em poder da população pode estancar o crescente aumento da violência urbana? Para responder a essas e outras questões participam desse programa os deputados Coronel Ubiratan (PTB) e Nivaldo Santana (PCdoB).

23h - Assembléia Documento - O Assembléia Documento faz uma visita ao Jardim Botânico e também mostra regiões onde a mata atlântica ainda é abundante.

0h - Frente e Verso - A deputada Ana Martins (PCdoB), em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

1h - Em Discussão - Qual o destino dos medicamentos vencidos, impróprios para consumo? Esse é o tema do Em Discussão de hoje. Vamos falar do projeto de lei do deputado Rogério Nogueira (PDT), que dispõe sobre a responsabilidade das indústrias farmacêuticas sobre a destinação adequada de medicamentos com prazos de validade vencidos e na reposição dos remédios em farmácias e drogarias.

2h - Quarto Poder - Mídia e Cultura é o tema deste Quarto Poder. Vamos debater o papel dos cadernos de cultura e como a mídia tem dedicado espaço para a reflexão sobre a produção cultural do País e do mundo. Para debater o assunto o Quarto Poder convidou o jornalista Daniel Piza - editor executivo do jornal O Estado de S. Paulo e colunista do Caderno 2, autor do livro Jornalismo Cultural, recentemente lançado pela Contexto; O jornalista Israel do Vale, diretor de redação da Revista On Line Cultura e Mercado e colaborador da Folha de S. Paulo; a deputada Célia Leão (PSDB) e o deputado Mário Reali (PT)

3h - Assembléia Documento - No documentário "Uma Outra Cidade" vamos reviver o panorama cultural da cidade de São Paulo na virada dos anos 50 para os 60, pelo depoimento dos poetas Roberto Piva, Cláudio Willer, Antônio Fernando de Franceschi, Jorge Mautner, Rodrigo de Haro e Carlos Felipe Moisés (principais integrantes do movimento poético que foi denominado como "Novíssimos").

4h - Depoimento - O músico Kleber Albuquerque, que está lançando seu novo cd "A Base", mostra seus trabalhos no Depoimento de hoje

5h - Música no Hall - Apresentação da Orquestra de Câmara da UNESP realizada no Hall da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.









Programação da TV Assembléia deste Domingo, 21/12



6h - Frente e Verso - A deputada Beth Sahão (PT), em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

7h - Em Discussão - Biodiesel em debate. No Em Discussão especial desta semana vamos falar sobre este combustível politicamente correto. Além de não poluir, poderá ser um grande gerador de empregos e melhoria da nossa balança comercial. Nossos convidados são especialistas no assunto e vão nos explicar os benefícios ambientais e econômicos, tirar dúvidas e nos esclarecer o porque da necessidade de se falar em energia limpa e renovável nos dias de hoje. Estaremos recebendo: o deputado Arnaldo Jardim (PPS), Juan Diego Ferres, da ABIOVE, Alfred Szwarc, da ÚNICA, Oswaldo Martins da USP e Luiz Carlos Carvalho Neto - da ABAG

8h - Assembléia Debate - Planos de Saúde é o tema do Assembléia Debate de hoje. Problemas com a cobertura de doenças, o descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios e os aumentos abusivos, são alguns dos temas debatidos nesse programa. Participam da discussão os deputados Fausto Figueira (PT), Valdomiro Lopes (PSB) e as deputadas Ana Martins (PC do B) e Havanir Nimtz (PRONA)

9h - Arena Livre - Agilizar a tramitação de processos, inovar e ampliar a atuação do tribunal de justiça do Estado de São Paulo. Esses temas são discutidos neste Arena Livre, que conta com a presença do presidente do TJ o desembargador Sérgio Nigro Conceição. Também participam os deputados Renato Simões (PT), Célia Leão (PSDB) e José Bittencourt (PTB)

10h - Quarto Poder - Penas alternativas: esse é o tema do quarto poder desta semana. Desde que foram recomendadas pela ONU, as chamadas medidas não privativas de liberdade têm como objetivo essencial diminuir a reincidência da pena detentiva. A prisão deve ser vista como a última medida do Direito Penal. Mas será que isso acontece na prática? O Quarto Poder vai conversar com Dom Pedro Luiz, bispo auxiliar da Arquidiciocese de São Paulo e da pastoral carcerária e com a jornalista Ana Carvalho, da revista Isto é. Participam os deputados Enio Tatto (PT) e Romeu Tuma Jr (PPS).

11h - Tribuna do Esporte - Nesta semana, Milton Neves recebe Marcos Polo Del Nero, presidente da federação paulista de futebol, que vai apresentar as novidades para o campeonato paulista de 2004. Também participam do programa José Rinaldi Martorelli, presidente do sindicato dos jogadores profissionais do Estado e os ex jogadores corintianos, Tobias e Wladimir e o ex-atacante do tricolor paulista Marcão.

12h - Frente e Verso - A deputada Ana Martins (PCdoB), em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política

13h - Depoimento - Entrevista com o cantor e compositor Zé Geraldo. Natural do interior de Minas Gerais, Zé Geraldo chegou em São Paulo no início dos anos 60, com o sonho de fazer música. Fazendo um som diferenciado que ele mesmo define como "uma mescla de ruídos do mato e rock n' roll", Zé Geraldo conquistou um público fiel que até hoje o acompanha e admira.

14h - Música no Hall - Apresentação da Orquestra de Câmara da UNESP realizada no Hall da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

15h - Questão de Ordem - O Questão de Ordem de hoje vai tratar de um tema polêmico: o desarmamento da população civil. As grandes cidades convivem diariamente com tiroteios - gente indefesa morre com balas perdidas, o cidadão de bem se vê refém de criminosos, cada vez mais bem armados e dispostos a matar. Será que reduzir o número de armas em poder da população pode estancar o crescente aumento da violência urbana? Para responder a essas e outras questões participam deste programa os deputados Coronel Ubiratan (PTB) e Nivaldo Santana (PCdoB).

16h - Assembléia Documento - O Assembléia Documento faz uma visita ao Jardim Botânico e também mostra regiões onde a mata atlântica ainda é abundante.

17h - Em Discussão - Pela primeira vez na história a expectativa de vida do brasileiro superou os setenta anos de idade. Um bom motivo para discutir a realidade do idoso em nosso país, Homens e mulheres que enfrentam problemas diariamente, entre eles a violência. Para se ter uma idéia as denúncias de maus-tratos contra idosos aumentaram oitenta e nove por cento em relação ao ano passado. No Em discussão desta semana, vamos debater o projeto de lei do deputado Ênio Tatto (PT),que obriga os agentes públicos a notificarem ao Conselho Estadual do Idoso todo caso de violência e maus-tratos contra idosos atendidos na rede estadual. Para falar sobre o assunto estaremos recebendo, além do deputado autor da proposta: Padre Ticão, da Paróquia São Francisco; doutor Edson Alves Costa, da Promotoria do Idoso do Ministério Público Estadual e a assistente social Zally Vasconcelos de Queiroz, especialista em gerontologia.

18h - Quarto Poder - No programa Quarto Poder desta semana vamos falar sobre a cobertura da imprensa na prisão do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein. Qual foi o papel da mídia nesse processo de caça e captura ao ex-ditador? Quais os reflexos para o futuro do país? Para discutir a questão, convidamos: Maria Aparecida de Aquino, professora de História Contemporânea da USP; Sérgio Dávila, jornalista da Folha de S. Paulo; o deputado Renato Simões (PT) e o deputado Nivaldo Santana (PC do B).

19h - Frente e Verso - O deputado Jonas Donizete (PSB), em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

20h - Assembléia Debate - O Assembléia Debate de hoje vai tratar da mudança no regimento interno desta Casa - projeto de resolução 32/ 2003, que vai permitir que vários deputados se unam na apresentação de um mesmo projeto - . Está surgindo assim o projeto de autoria coletiva. Para debater esse assunto nos convidamos, os deputados Antonio Mentor (PT), Nivaldo Santana (PC do B), Arnaldo Jardim (PPS) e Rodolfo Costa e Silva (PSDB).

21h - Arena Livre - Uma vida dedicada ao futebol. Advogado, que durante uma década esteve à frente do Tribunal de Justiça Desportiva, ele pretende dar transparência às receitas dos clubes, além de devolver o brilho do futebol nos campos paulistas. O Arena Livre tem o prazer de receber o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. Vamos falar do campeonato paulista de 2004 e do atual momento do futebol brasileiro. Também participam do programa os deputados Afanásio Jazadji (PFL), Vitor Sapienza (PPS) e Ênio Tatto (PT).

22h - Tribuna do Esporte - O programa, apresentado pelo jornalista esportivo Milton Neves, aborda a participação dos negros no esporte. Com a presença de atletas como Elisângela Adriano e Jessé Farias, que participaram dos Jogos Pan-Americanos de San Salvador, os campeões mundiais Ronaldão e Zé Maria e o especialista em medicina esportiva Fernando Solera o programa discute entre outras coisas discriminação, participação e desempenho do negro no esporte.

23h - Depoimento - No programa Depoimento de hoje uma entrevista com o grupo de seresteiros Trovadores Urbanos.

0h - Frente e Verso - O deputado Rogério Nogueira (PDT), em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

1h - Assembléia Documento - O Assembléia Documento vai contar a vida da arquiteta Lina Bo Bardi. Lina projetou, entre outras instalações, o prédio do MASP, o SESC Pompéia e o Teatro Oficina.

2h - Questão de Ordem - O Questão de Ordem de hoje vai debater a proposta de redução da maioridade penal - um assunto que divide opiniões e que sempre volta à baila toda vez que um crime bárbaro movimenta a opinião pública. Participam deste programa a deputada Beth Sahão (PT) e o deputado Afanásio Jazadji (PFL).

3h - Em Discussão - Toda mulher deseja dar a luz a um filho bonito e saudável, mas todos os anos crianças nascem com algum tido de dificuldade. No caso de lábio leporino, a Organização Mundial da Saúde aponta que no Brasil a cada 650 nascimentos, um bebê nasce com este problema. O que a mãe deve fazer? Que tipo de ajuda precisa procurar? Sabemos que se um tratamento adequado não for realizado, a criança poderá morrer ainda no primeiro ano de vida. Este é o tema do Em Discussão especial dessa semana. Nossos convidados: O deputado Vanderlei Siraque (PT); a presidente da Adaf, Marisa Dias; a fonoaudióloga Denise Alves Sencades e a assistente social Isabel Cristina Kroth.

4h - Arena Livre - No centro do Arena Livre a presença do médico psiquiatra Içami Tiba. Ele vai nos ajudar decifrar a relação entre pais e filhos, falar sobre a violência doméstica e a difícil arte de educar nos dias de hoje. Içami Tiba, autor do livro "Quem ama, educa" e de outros 13 títulos, está no topo das listas entre os mais lidos. Também participam deste programa as deputadas Rosmary Corrêa (PSDB), Havanir Nimtz (PRONA) e o deputado Edson Ferrarini (PTB).

5h - Música no Hall - Apresentação da Orquestra de Câmara da UNESP realizada no Hall da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.









Programação da TV Assembléia desta Segunda-feira, 22/12



6h - Depoimento - Nesse Depoimento confira uma entrevista com o cantor, compositor e violonista baiano Vicente Barreto. Ele é autor de muitos sucessos da música popular brasileira, entre eles "Tropicana", "Cara do Brasil", "Pastel de feira" e "Pelas ruas que andei".

7h - Frente e Verso - O deputado Hamilton Pereira (PT), em seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

8h - Quarto Poder - No programa Quarto Poder desta semana vamos falar sobre a cobertura da imprensa na prisão do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein. Qual foi o papel da mídia nesse processo de caça e captura ao ex-ditador? Quais os reflexos para o futuro do país? Para discutir a questão, participam do programa: Maria Aparecida de Aquino, professora de História Contemporânea da USP; Sérgio Dávila, jornalista da Folha de S. Paulo; o deputado Renato Simões (PT) e o deputado Nivaldo Santana (PC do B).

9h - Assembléia Debate - Planos de Saúde é o tema do Assembléia Debate de hoje. Problemas com a cobertura de doenças, o descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios e os aumentos abusivos são alguns dos temas debatidos nesse programa. Participam da discussão os deputados Fausto Figueira (PT), Valdomiro Lopes (PSB) e as deputadas Ana Martins (PC do B) e Havanir Nimtz (PRONA).

10h - Frente e Verso - O deputado Edson Aparecido (PSDB), em seu segundo mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

11h - Tribuna do Esporte - O programa, apresentado pelo jornalista esportivo Milton Neves, aborda a participação dos negros no esporte. Com a presença de atletas como Elisângela Adriano e Jessé Farias, que participaram dos Jogos Pan-Americanos de San Salvador, os campeões mundiais Ronaldão e Zé Maria e o especialista em medicina esportiva Fernando Solera o programa discute entre outras coisas discriminação, participação e desempenho do negro no esporte.

12h - Depoimento - Nesse Depoimento o cantor romântico Francisco Petrônio, conhecido como a "voz de veludo do Brasil", fala sobre seus quarenta anos de carreira.

13h - Frente e Verso - O deputado Vanderlei Macris (PSDB), líder do governo na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

14h - Em Discussão - No Brasil, apenas 2% dos mais de cinco mil e quinhentos municípios tratam os resíduos sólidos de uma forma adequada - com coleta seletiva, depósito em aterros sanitários e processos de reciclagem e compostagem de matérias. Cem milhões de toneladas de lixo são produzidas por ano, mas apenas um por cento é reciclado. No Em Discussão de hoje, vamos falar de uma forma de incentivar a reciclagem. O deputado Aldo Demarchi, (PFL), sugere que os órgãos públicos do Estado, nas compras de bens de consumo e duráveis priorizem os produtos reciclados. Para debater o assunto, estamos recebendo, além do autor do projeto de lei: Eduardo Ferreira de Paula - da Coopamare - Cooperativa de Catadores Autônomos de papel, papelão, aparas e materiais reaproveitáveis; Cláudio Conz - Presidente da Anamaco - Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção; Tarcísio de Paula - Arquiteto do IET - Informação e Tecnologia; Eduardo Borelli - Coordenador da Prefeitura do Imesp - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

15h - Assembléia Documento - O Assembléia Documento viaja até Machu Pichu no Peru e redescobre a cidade dos Incas.

16h - Frente e Verso - O deputado Ricardo Castilho (PV), em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

17h - Corais de São Paulo - Nesse programa você confere a apresentação de Corais de diversas cidades do Estado de São Paulo.

18h - Depoimento - Nesse Depoimento confira entrevista com o cantor, compositor e violonista baiano Vicente Barreto. Ele é autor de muitos sucessos da música popular brasileira, entre eles "Tropicana", "Cara do Brasil", "Pastel de feira" e "Pelas ruas que andei".

19h - Frente e Verso - O deputado Hamilton Pereira (PT), em seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

20h - Jornal da Assembléia - Telejornal com a cobertura dos principais fatos do dia no Parlamento paulista.

21h - Arena Livre - No centro do Arena Livre desta semana, a presença a ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, Ana Moser. Ela acaba de lançar o livro " Pelas Minhas Mãos" pela editora DBA. O livro que conta em minúcias a trajetória vitoriosa no vôlei e no esporte brasileiro. Participam deste Arena Livre a deputada Rosmary Corrêa (PSDB) e os deputados Marquinho Tortorello (PPS) e Ênio Tatto (PT)

22h - Prestando Contas - Nesta entrevista o deputado Sidney Beraldo (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, faz um balanço das atividades do ano.

23h - Frente e Verso - O deputado Edson Aparecido (PSDB), em seu segundo mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

0h - Corais de São Paulo - Nesse programa confira a apresentação de Corais de diversas cidades do Estado de São Paulo.

1h - Depoimento - Nesse Depoimento o cantor romântico Francisco Petrônio, conhecido como a "voz de veludo do Brasil", fala sobre seus quarenta anos de carreira.

2h - Frente e Verso - O deputado Vanderlei Macris (PSDB), líder do governo na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

3h - Em Discussão - No Brasil, apenas 2% dos mais de cinco mil e quinhentos municípios tratam os resíduos sólidos de uma forma adequada - com coleta seletiva, depósito em aterros sanitários e processos de reciclagem e compostagem de matérias. Cem milhões de toneladas de lixo são produzidas por ano, mas apenas um por cento é reciclado. No Em Discussão de hoje, vamos falar de como incentivar a reciclagem. O deputado Aldo Demarchi, do PFL, sugere que os órgãos públicos do Estado nas compras de bens de consumo e duráveis, priorizem os produtos reciclados. Para debater o assunto, estamos recebendo, além do autor do projeto de lei: Eduardo Ferreira de Paula - da Coopamare - Cooperativa de Catadores Autônomos de papel, papelão, aparas e materiais reaproveitáveis; Cláudio Conz - Presidente da Anamaco - Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção; Tarcísio de Paula - Arquiteto do IET - Informação e Tecnologia; Eduardo Borelli - Coordenador da Prefeitura do Imesp - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

4h - Assembléia Documento - O Assembléia Documento viaja até Machu Pichu no Peru e redescobre a cidade dos Incas.

5h - Frente e Verso - O deputado Ricardo Castilho (PV), em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa, fala sobre sua trajetória política.

alesp