Parlamentar reforça pedido de Centro de Acolhimento em Sorocaba


09/12/2003 16:18

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado José Caldini Crespo (PFL) aproveitou a presença do secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, em Sorocaba, na sexta-feira, 5/12, para reforçar o pedido de criação de um Centro de Acolhimento nas imediações do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Barradas esteve em Sorocaba para inaugurar a nova UTI Infantil do CHS. O pedido de criação do Centro de Acolhimento foi encaminhado pelo deputado Crespo à Secretaria da Saúde em maio último. "Pedi ao secretário que seja autorizada e agilizada a celebração de um convênio entre a Secretaria e a Igreja de São Lucas visando a construção do Centro de Acolhimento e o fornecimento de refeições nos moldes do programa Bom Prato, ao custo de R$ 1,00, aos atendidos naquele local", destacou o parlamentar.

Como a comunidade da Igreja de São Lucas já desenvolve um trabalho de assistência às pessoas que vêm de outros municípios para atendimento no CHS, a intenção é que, após a celebração de convênio, construa-se o Centro de Acolhimento numa área pertencente à igreja, para o qual já existe, inclusive, um projeto preliminar.

O objetivo da proposta é viabilizar a criação de um local adequado para abrigar as pessoas que, vindas dos municípios da região de Sorocaba, acabam tendo de permanecer durante todo o dia na cidade até que consigam retornar aos seus municípios de origem. Crespo lembra que é muito grande o número de pessoas que passam diariamente pelo Conjunto Hospitalar, vindas de municípios da região, para serem internadas ou passar por consultas ambulatoriais.

Ocorre que, na maioria das vezes, as pessoas chegam a Sorocaba em ônibus ou vans, veículos normalmente cedidos pelas Prefeituras dos municípios onde residem. Como esse veículos trazem sempre um grupo grande de pessoas para receber atendimento em horários diferentes, uma pessoa que receba atendimento nas primeiras horas da manhã precisará aguardar até que o último do grupo seja atendido para que possam retornar às suas casas.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp