Assinado termo de compromisso para distribuição de gás canalizado em Tambaú


30/07/2003 16:32

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Sidney Beraldo

A indústria cerâmica de Tambaú, maior geradora de empregos e principal atividade econômica do município, terá o gás natural como matriz energética. Um termo de compromisso assinado no último dia 25/07, envolvendo a Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, as Prefeituras de Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro e Tambaú e as empresas Atlas, Del Favero e Lepri, permitirá a expansão das redes de gás a partir do city gate (estação de recebimento e medição) de São Carlos.

Segundo a Comissão de Serviços Públicos de Energia do Estado de São Paulo, observando-se os prazos de obtenção das licenças ambientais, o projeto será desenvolvido conjuntamente pelos signatários do acordo e terá investimentos de R$ 10 milhões. A previsão para o início das operações é de quinze meses.

A necessidade de instalação do gás natural tem sido debatida há mais de dois anos por empresários e lideranças políticas da região. O deputado Sidney Beraldo (PSDB), atualmente na presidência da Assembléia Legislativa de São Paulo, e o então deputado federal Sílvio Torres, hoje presidente do Cepam, organizaram diversas reuniões de trabalho nas cidades de Tambaú, Mococa e São João da Boa Vista ao longo desse período, em busca de alternativas que pudessem viabilizar os investimentos das concessionárias.

No princípio, tentou-se a expansão da rede da Comgás a partir de Estiva Gerbi, a 100 km de Tambaú, iniciativa considerada pela distribuidora técnica e economicamente inviável. Contudo, a recente chegada do gás ao município de Porto Ferreira, cuja área de concessão pertence a Gás Brasiliano, tornou possível a distribuição para Tambaú.

Caminho do gás

Serão expandidas as redes de distribuição de gás natural desde a área da Gás Brasiliano, em Porto Ferreira, passando por Santa Rita do Passa Quatro, até o limite do município de Tambaú, com extensão de 25 km. A partir daí, a rede, de cerca de 10 km, estará na área de concessão da Comgás, com o produto fornecido pelo city gate de São Carlos. A capacidade do sistema será de dois milhões de m3 por mês. Juntas, as indústrias de cerâmica Atlas, Del Favero e Lepri têm uma demanda reprimida estimada em um milhão de metros cúbicos por mês.

Tarifas iguais

Na reunião em que foi assinado o termo de compromisso, o Secretário de Energia, Mauro Arce, garantiu aos representantes das indústrias, mediante confirmação das concessionárias e do Comissário dos Serviços Públicos de Energia, Zevi Kann, que o preço da tarifa será o mesmo praticado em outras regiões do Estado. Arce destacou o empenho do prefeito de Tambaú, Carlos Teixeira, e dos deputados Sidney Beraldo e Sílvio Torres nesta questão. "Os dois deputados estavam constantemente na Secretaria cobrando uma solução e sempre argumentando que pediam em nome da manutenção dos milhares de empregos oferecidos pelo ramo ceramista em Tambaú".

Gás para toda a região

Sidney Beraldo afirmou que a luta para a implantação do gás natural em toda a região continua sendo meta do governo estadual. "O primeiro passo foi dado na assinatura deste acordo que beneficia Tambaú, porém prossegue o nosso compromisso com os outros municípios da região. Vamos trabalhar junto aos parceiros da indústria através do Ciesp/Fiesp, mobilizar a Agência Regional de Desenvolvimento e envolver todas as prefeituras para, unidos, efetivarmos a distribuição de gás para todas as empresas da região", disse. O deputado lembrou que a visita ao governador de Minas Gerais, Aécio Neves, em abril passado, teve o gás natural como tema. "Saímos esperançosos do encontro com o governador, pois há interesse da distribuidora mineira Gasmig em expandir suas redes para Poços de Caldas, o que tornaria viável uma parceria para abastecer os municípios da nossa região", explicou.

espolberaldo@uol.com.br

alesp