Da Tribuna


08/04/2009 19:57

Compartilhar:


Pelo debate cordato



"Aqui na Assembleia admitimos o debate de ideias, mas não ofensas", disse o líder do PT, Rui Falcão, sobre artigo do jornal "Folha de S. Paulo", assinado pelo líder do governo, deputado Vaz de Lima, do qual leu trecho inicial. Este artigo responderia a outro, da lavra do deputado Adriano Diogo (PT), no qual foram feitas críticas à política de saúde do governo Serra, assunto "que não é novidade, pois esses problemas são apontados diariamente por deputados e pela imprensa". Falcão elogiou a atuação de Diogo, dizendo que é "duro na crítica, mas leal com os companheiros". "É preciso estabelecer a concórdia na Casa, sem prejuízo do debate de ideias", finalizou. (MF)



Agradecimento e solidariedade



Olimpio Gomes (PV) agradeceu ao presidente da Comissão de Relações do Trabalho, deputado Hamilton Pereira (PT), pela presteza no atendimento de demanda que fez de realização de audiência pública para debater problemas na Eletropaulo. Gomes lembrou que, em pleno mês de dissídio, a empresa está demitindo trabalhadores, desrespeitando-os, bem como a toda população do Estado, que "está sendo penalizada com a queda na qualidade do serviço prestado". O deputado também se solidarizou com o deputado Adriano Diogo, dizendo que ele, em seu artigo, mostrou a realidade, no Estado, na área da saúde, que tem tantos problemas quanto a segurança pública. (MF)



Problemas na educação



Os problemas na distribuição do bônus para os professores estaduais foram abordados por Carlos Giannazi (PSOL), que lamentou a falta de critérios, pois docentes de escolas bem avaliadas não o receberam, bem como os que exerceram seu direito de sair em licença-prêmio. Ele criticou ainda o uso de bonificações como política salarial - que desvalorizam ainda mais os salários, e não são incorporadas quando da aposentadoria - e o desrespeito à data-base do funcionalismo. Giannazi apelou pela aprovação do Plano Estadual de Educação, parado na Assembleia desde 2003, que daria início a uma verdadeira e necessária política educacional em São Paulo. (MF)



Justiça de Paz



Para obedecer à Constituição do Estado, que prevê a instalação da Justiça de Paz, é necessário que o presidente do Tribunal de Justiça envie com brevidade à Assembleia um projeto de lei neste sentido, proclamou José Bittencourt (PDT), que preconizou ainda um amplo debate para uma análise criteriosa da matéria antes de sua aprovação. Ele ainda destacou a importância deste órgão, que já foi estabelecido em quase todos os estados. "São Paulo não pode ficar atrás", disse o deputado, que citou como exemplo de atraso a criação da Defensoria Pública em São Paulo, "um dos últimos Estados a estabelecer" o órgão. (MF)

alesp