Projeto estabelece 33% de hora-atividade na rede estadual


29/10/2008 16:51

Compartilhar:


O deputado e professor Carlos Giannazi (PSOL) apresentou, na Assembléia Legislativa, projeto de lei que obriga o governo estadual a implantar, na rede estadual de ensino, 33% de hora-atividade na jornada de trabalho dos professores, hoje é de apenas 16%. A hora-atividade é o tempo de trabalho do professor realizado fora da sala de aula para a preparação de aulas, planejamento, correção de provas, leituras, reuniões e formação.

A proposta do parlamentar, que tem o apoio do magistério estadual, ajusta a jornada de trabalho da categoria à nova lei sancionada pelo executivo federal que institui o piso nacional salarial e determina que 33% da jornada do professor seja reservada para o trabalho fora da sala de aula.

"Queremos que o professor tenha mais tempo para fazer leituras, planejamento, correção de avaliações e preparação de aulas. Nossa proposta vai oferecer mais condições para que estes profissionais da educação possam melhorar a qualidade de ensino e, importante, sem que haja redução de salários", disse Giannazi, que ressalta, no entanto, sua crítica em relação ao valor do piso nacional salarial de R$ 950,00 por 40 horas semanais, "insuficiente e muito aquém do minimamente razoável".

O magistério nacional defende o valor de R$ 1.575,00 por 20 horas semanais.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp