Monumento a Montoro é credenciado pelo Ministério da Cultura

(Com fotos)
04/10/2000 18:42

Compartilhar:


O Ministério da Cultura credenciou o projeto de construção do monumento a Franco Montoro para a captação de recursos junto às empresas privadas, de acordo com a lei Rouanet. A informação foi dada durante visita do representante da organização não governamental Associação Cultural Democrática Paulista, Clóvis Carvalho, ao presidente da Assembléia, Vanderlei Macris.

O monumento se constituirá da imagem de Franco Montoro e de suas idéias relativas a temas como eleições diretas, meio ambiente, integração latino-americana, descentralização de poder e municipalismo, que serão expressas através de textos inscritos em 6 placas laterais fixadas na base da edificação.

A obra será realizada pelo artista Santos Lopes, terá 7 metros de altura e o custo será de aproximadamente 300 mil reais. A inauguração está prevista para o início do próximo ano.

Segundo o presidente Macris, o monumento homenageará a luta democrática do grande homem público que foi Montoro. "Ele foi meu grande ídolo e espelhou a luta democrática contra a ditadura", afirmou Macris, que também preside a Associação Cultural.

"Nossa associação pretende captar os recursos para a obra junto a empresas particulares sem gerar ônus algum para o povo, uma vez que os responsáveis pelo monumento são os admiradores de Montoro, que querem perpetuar seus pensamentos. Por isso, tem havido constantes reuniões com o artista Santos Lopes, que saberá assimilar os relatos de contemporâneos de Montoro", concluiu Macris.

alesp