Deputada pede que Delegacia do Trabalho investigue condições de segurança no estaleiro onde explosão fez três vítimas


06/10/2009 13:09

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) reforçou a necessidade de completa apuração do acidente que fez três vítimas, no estaleiro da empresa Sudeste Navegação, em Vicente de Carvalho. Em ofício enviado à Delegacia Regional do Trabalho " DRT -, a parlamentar pede a instauração de procedimento investigatório no âmbito do órgão.

No documento, dirigido à delegada Rosângela Mendes Ribeiro Silva, Prandi levanta dúvidas sobre as condições de segurança do local. "Tudo indica que procedimentos básicos de prevenção de acidentes não estavam sendo adotados", avalia, e apela: "Uma rígida apuração deve ser feita", insiste, justificando que a medida visa impedir que eventuais falhas persistam e coloquem em risco a vida de outros trabalhadores.

"Se o produto anticorrosivo emanava tal quantidade de gás, a ponto de causar uma explosão, porque não havia um exaustor para eliminar esses componentes?", indaga. Prandi também tem dúvidas quanto ao uso, pelos trabalhadores, de equipamentos de proteção. "Algo havia de muito errado para provocar explosão de tamanha gravidade. Os fatos precisam ser esclarecidos", apela.

No local, os trabalhadores atuavam na reforma da balsa FB-24, de propriedade do Governo do Estado de São Paulo, utilizada na travessia Santos-Guarujá. A equipe aplicava um produto anticorrosivo no interior da embarcação. O produto é altamente volátil e a explosão teria ocorrido após um "bico" de luz ter sido aceso.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp