Crianças e adolescentes atendidas em delegacias especializadas


19/05/2009 11:33

Compartilhar:


Nesta semana, em que se comemora o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o deputado Donisete Braga (PT) disse que é fundamental a criação de Delegacias de Polícia Especializadas no atendimento a crianças e adolescentes. Braga também defende, em projeto de resolução, que a Assembleia Legislativa crie uma Comissão Permanente em Defesa da Criança e do Adolescente.

Ele entende que as famílias ficam constrangidas e sofrem ainda mais por terem que levar seus filhos para uma delegacia comum. "É preciso avançar para um atendimento diferenciado, uma abordagem mais receptiva, mais humana e solidária para quem foi vítima de violência", disse Donisete, completando que o ideal é ter um atendimento feito por equipe multidisciplinar.

"Temos 49 delegacias especializadas em 25 Estados e no Distrito Federal. A grande maioria funciona nas capitais. São Paulo, o Estado mais rico da federação, não tem nenhuma", lamentou Donisete Braga, que enviou requerimento de indicação nesse sentido ao governador Serra, sugerindo que as delegacias da mulher possam dividir seus espaços para esta finalidade.

O deputado acredita que "o Parlamento paulista tem o dever de ampliar sua contribuição". Ele destaca que à Comissão em Defesa da Criança e do Adolescente caberá opinar sobre proposições, avaliar e investigar denúncias, fiscalizar e acompanhar programas governamentais e colaborar com entidades governamentais e não-governamentais.

Braga constata que "crianças e adolescentes estão trabalhando em lixões, comércio ambulante, lavouras de cana-de-açúcar, pedreiras, além daquelas que, vítimas da marginalização, estão a serviço do tráfico de entorpecentes, da exploração sexual, dos conflitos armados e outras atividades ilícitas. Por isso, precisamos ser mais ativos nesta questão".



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp