Poluição ameaça represa de Jurumirim


01/02/2008 16:08

Compartilhar:


O deputado Antonio Salim Curiati (PP), que no final dos anos 70 batalhou decisivamente para impedir a instalação de uma empresa multinacional fabricante de papel e celulose na região de Avaré, manifesta preocupação com a possibilidade de focos de poluição atingirem o rio Paranapanema e, por conseguinte, a represa de Jurumirim. Para tanto o parlamentar tem pedido informações à multinacional Duke Energy, empresa responsável pela administração de oito usinas hidrelétricas existentes naquela região, visando impedir que aquela represa receba lixo e esgotos.

Recentemente o deputado Curiati recebeu denúncia sobre um crime ambiental grave, com lixo e esgotos sendo despejados no rio Carrapatos e, assim, chegando a represa de Jurumirim. Para espanto do parlamentar a Duke Energy confirmou a denúncia, mas alegou nada poder fazer já que "a ação praticada neste rio não está compreendida em área sob nossa concessão".

"Não podemos aceitar o jogo de empurra que se pratica em torno de uma questão séria como é a ambiental, colocando em risco nossa represa", afirma Curiati.

Para o parlamentar, a situação da área abrangida pela represa volta a ficar ameaçada e precisa urgentemente da ação das autoridades estaduais responsáveis pela fiscalização do meio ambiente. "Vamos ouvir a Duke Energy, a Cetesb, o Ibama e o Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. A empresa multinacional precisa explicar a população o que vem fazendo no sentido de ampliar sua área de atuação na defesa da Represa. Da mesma forma, os órgãos fiscalizadores do Estado e da União deverão ter ações mais efetivas no sentido de impedir que uma tragédia ambiental venha destruir uma das maiores e mais belas represas de São Paulo".

scuriati@al.sp.gov.br

alesp