Líder do governo quer transferir reitoria da Unesp para Botucatu


13/11/2000 15:26

Compartilhar:


Botucatu pode vir a abrigar a nova sede da reitoria da Unesp, hoje localizada na região dos Jardins, uma das áreas mais valorizadas da capital. Para tanto, é necessário que a Assembléia Legislativa de São Paulo aprove projeto de autoria do líder do governo, deputado Milton Flávio (PSDB), apresentado no último dia 7. De acordo com a proposta, a universidade terá um prazo de doze meses para promover a mudança da sede da reitoria de São Paulo para Botucatu. Tal prazo será contado a partir da publicação da lei no Diário Oficial.

Segundo o deputado tucano, seu projeto está em consonância com a plataforma apresentada pelo reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade, eleito em outubro pela comunidade acadêmica, cujo nome foi referendado pelo governador Mário Covas. "As diversas unidades da universidade estão espalhadas pelo Interior. Não faz nenhum sentido manter a sede da reitoria na capital. A Unesp gasta com o aluguel do imóvel que ocupa na Alameda Santos, onde está instalada a reitoria, cerca de R$ 170 mil mensais", afirma Milton Flávio.

Professor de Urologia da Faculdade de Medicina de Botucatu, que pertence à Unesp, Milton Flávio justifica a iniciativa: "Localizado na região central do Estado, nosso município é servido por duas importantes rodovias: Castelo Branco e Marechal Rondon. Além disso, conta com uma malha ferroviária, hidrovia e um aeroporto em ampliação. Há de se considerar ainda a estrutura do campus de Botucatu. Estima-se que a transferência da sede implicará uma redução de gastos equivalente a 10% do orçamento da Unesp. O que, convenhamos, não é pouco, em especial neste momento em que as três universidades financiadas pelo governo do Estado encontram-se com enormes dificuldades financeiras."

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Milton Flávio - 3886-6743/6757)

alesp